No próximo dia 1 de maio, o Som Brasil, exibido pela TV Globo, vai contar a trajetória da banda Os Paralamas do Sucesso, que celebra 40 anos de carreira. Na nova temporada apresentada por Pedro Bial, o vocalista Herbert Vianna relembrou o acidente aéreo sofrido por ele em 2001, que o deixou paraplégico e causou a morte de sua esposa, Lucy.
“Penso no acidente como um capítulo cármico (da vida), com a perda tão difícil do meu eterno amor e um dano de saúde para enfrentar condições e sensações tão difíceis. Hoje em dia eu fico praticamente o dia todo numa cama reclinável com um violão na mão. Através da música, tento canalizar as sensações extremas dentro da perda”, diz Herbert.
O músico João Barone também exaltou a trajetória da banda Os Paralamas do Sucesso e disse estar surpreso com a união do grupo nessas quatro décadas de carreira. “Se alguém falasse, lá atrás, que a gente ia ter 40 anos de carreira, acho que eu teria tido a maior crise de riso da história. Ao mesmo tempo, a gente sonhava, claro. Era o que a gente mais queria fazer da vida: tocar para a plateia, gravar um disco”, contou ele.
Já Pedro Bial destacou a importância da banda para a consolidação e popularização do rock no Brasil nos anos 80. “Apesar de serem três, eles se agigantavam no palco. Eram a personificação da liberdade de expressão conquistada na Nova República. Fundamental no rock Brasil nos anos 1980 e além. E uma mistura finíssima de ritmos e fontes, que alimentou essa história de 40 anos”, enfatizou o apresentador.
O Som Brasil apresenta: Os Paralamas do Sucesso tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Gian Carlo Bellotti, produção de Anelise Franco e roteiro de Paulo Mario Martins e Ricardo Alexandre. A direção de gênero é de Mariano Boni.