Aniversariante

João Gordo completa 60 anos com trajetória cheia de polêmicas e reviravoltas

Com passagem marcante como VJ da MTV nos anos 1990 e 2000, ele se tornou um dos principais nomes do punk nacional como vocalista do Ratos de Porão

Por Raphael Vidigal Aroeira
Publicado em 13 de março de 2024 | 06:00
 
 
 
normal

Completando 60 anos nesta quarta (13), João Gordo, nascido em São Paulo, desafiou os padrões rígidos e normativos do mundo punk ao se consagrar como um dos mais bem-sucedidos apresentadores da MTV Brasil, o que lhe valeu o estigma de “traidor do movimento”. O marco dessa passagem foi o programa de entrevistas “Gordo a Go-Go”. 

A alcunha foi lembrada por Dado Dolabella no conhecido episódio em que ambos partiram para as vias de fato durante uma entrevista na emissora. Mas a fama de não levar desaforo para casa de João Gordo já era conhecida pelos roqueiros nacionais há muito tempo. Os entreveros com Cazuza na boate Madame Satã tiveram que ser apartados por mais de uma vez. 

Brigas 

Habitué do Madame Satã, uma das casas de shows mais alternativas da noite paulistana nos anos 1980, João Gordo conta que costumava cruzar por lá com Cazuza, e que eles se desentenderam por mais de uma vez, chegando às vias de fato e se agredindo fisicamente.

Gordo diz que Cazuza “era muito escrachado”. Quando o assunto é política, João Gordo tampouco se faz de rogado, sendo um dos críticos mais contundentes da extrema-direita nacional.

Ratos de Porão e carreira solo na música 

Principal grupo de punk rock do Brasil, com reconhecimento, sobretudo, em redutos da Europa, o grupo Ratos de Porão foi formado no início da década de 1980, tendo Jão como fundador. Um marco da trajetória do grupo é a entrada de João Gordo no posto de vocalista. 

O futuro VJ da MTV colecionaria polêmicas ao longo da carreira e se tornaria o rosto mais conhecido do grupo, com seu estilo agressivo e verborrágico que comparece na interpretação de letras revoltadas e desbocadas do Ratos de Porão, usualmente recheadas de palavrões. 

O primeiro LP do conjunto já dava uma mostra desse espírito contestador, inclusive no título: “Crucificados Pelo Sistema”. A escolha por uma estética suja e ruidosa justifica o próprio nome da banda, Ratos de Porão. Já o álbum mais recente foi lançado em 2022. No mesmo ano, João Gordo colocou na praça o disco solo “Brutal Brega”, com versões pesadas para clássicos do gênero, como “Fuscão Preto”, “Não Se Vá” e “Amante Latino”. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!