No palco

Gangrena Gasosa mostra sua mistura de umbanda com heavy metal e hardcore

Banda carioca se apresenta no próximo sábado, na Autêntica; noite ainda terá Pesta e Apnea

Por O Tempo Magazine
Publicado em 12 de junho de 2023 | 15:29
 
 
 
normal

Um batuque sombrio surge dos terreiros. Espíritos ancestrais evocam maldições do mais profundo submundo e jogam seus feitiços na sua cabeça. Eles se apresentam no próximo sábado (17), às 21h, na Autêntica (Rua Álvares Maciel, 312, Santa Efigênia).

Formada no Rio de Janeiro, no início da década de 90, a banda Gangrena Gasosa e suas entidades invade o território antes dominado pela mitologia europeia e cruza elementos da umbanda com heavy metal e hardcore, regados a pontos de macumba, colocando orixás, exus, caboclos e pretos-velhos como protagonistas do ocultismo no rock’n’roll.

"A Gangrena é muito folclórica, então atribuem à banda coisas que não aconteceram”, explica o vocalista Ângelo Arede. Ao misturar elementos do metal e da umbanda, a banda marcou época, não apenas pela musicalidade agressiva e inusitada, como pelas vestimentas (ou falta delas) e pela interatividade desajeitada com o público. Ou, como eles preferem descrever, pela 'escrotice da Gangrena'.

“Gangrena Gasosa vem na linha da Calunga, despacha todo quiumba pra firmar o Saravá!”

E para abrir a noite, outras duas atrações. De BH, a Pesta é uma banda de doom/stoner rock, formada em 2014. A motivação principal era pagar tributo a algumas bandas dos anos 70 e 80, como Pentagram, Cathedral, Trouble e a grande Black Sabbath, em um som que transita entre o stoner rock, o doom metal clássico e o hard rock setentista.

Com uma identidade visual e sonora marcante, a Pesta leva aos seus shows o seu melhor momento e assim traz uma experiência sonora densa e muito pesada. O clima das composições e performance, músicos experimentados e uma performance ímpar do vocalista Thiago Cruz contribuem para, certamente, ser uma experiência forte na atual cena metal brasileira.

E ainda na mesma noite, quem sobe ao palco é Apnea, de São Paulo. Com a proposta de apresentar um som influenciado pela música dos anos 70 e 90, misturando grunge, heavy metal e stoner rock, a banda construiu seu som com influências que passam por A.S.G., Fumanchu, Alice in Chains, Soundgarden, Cave In, até Led Zeppelin e Black Sabbath.

O álbum 'Sea Sound' traz uma mistura única de sonoridades, fazendo com que o Apnea ganhe originalidade e personalidade, dentro de elementos tradicionais das décadas citadas. Formado por músicos experientes, com projeção e extensa carreira nacional e internacional – integrantes do Ratos de Porão, Garage Fuzz e Bayside Kings, o quarteto é considerado um supergrupo brasileiro, que vem se destacando cada vez mais no cenário undergound nacional.

Local:

Autêntica - Rua Álvares Maciel 312 - Bairro Santa Efigênia.

A partir das 21h

Classificação Etária: 18 anos

Ingressos pelo site.

Produção: Raro Projetos e Eventos Culturais

Apoio: Bloco dos Camisa Preta e Stonehenge Rock

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!