Show

Maurício Tizumba festeja 60 anos de vida, 45 de carreira e 120 de BH

A celebração em dose tripla será gratuita

Por Renato Lombardi
Publicado em 12 de dezembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Maurício Tizumba é multifacetado. Esse mineiro de Belo Horizonte já fez vários trabalhos no teatro, no cinema e na TV, construindo uma trajetória artística que chega aos 45 anos em 2017. A festa, neste ano, será maior: além de celebrar a carreira, o ator e cantor vai comemorar seus 60 anos e também o aniversário da capital mineira com um show gratuito, terça-feira (12), às 20h, no Teatro Francisco Nunes.

“Eu bato no peito e digo que os meus 45 anos de carreira são 45 anos de sucesso. Sucesso não é estar na mídia como todo mundo pensa. Chegar aos 60 anos trabalhando com arte, isso, sim, é sucesso para mim”, pontua.

Mesmo com tanto tempo de estrada, Tizumba conta que aprendeu muita coisa e que adotou para a vida, pessoal e profissional. Mas sem perder a essência, como ele frisa: “As minhas apresentações têm a mesma linguagem aqui e em Berlim. Todo lugar que toco é assim”, afirma.

Além da música. Formado pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Tizumba também transita pelo cinema e pela TV. Ele mesmo conta, com orgulho, que traz no currículo “26 filmes e 32 espetáculos teatrais, sendo 28 musicais”.

Um dos fundadores da Cia. Burlantins e idealizador do Espaço Cultural Tambor Mineiro, ele também participou de trabalhos na TV. Seu último papel foi no remake de “Saramandaia” (2013), na Globo, quando interpretou o padre Romeu.

“TV não é muito minha praia, pois é algo mais difícil de fazer. É muito rápido, e eu não tenho toda essa agilidade. Já o teatro me permite ensaiar, errar, aprender mais”, revela o mineiro.

Agora sessentão, o artista diz que não planeja parar de trabalhar, pelo menos por enquanto. A inspiração, segundo ele, será Iara, sua única neta, que completa 2 anos no próximo domingo, dia 17. “Tudo que faço é pensando na minha netinha. Quero fazer uma música para ela, uma peça para ela”, diz.

No palco, Titane, Chico Amaral e Marcus Vianna

Maurício Tizumba faz aniversário na próxima sexta-feira, dia 15, mas resolveu antecipar a comemoração para festejar a vida no mesmo dia que Belo Horizonte completa 120 anos, para homenageá-la. “Nasci e fui criado aqui. Fiz questão de continuar a morar nessa cidade, que merece uma grande festa”, conta Tizumba.

A apresentação desta terça contará com as participações de Titane, Marcus Viana e Chico Amaral. “Titane é uma das pessoas mais especiais da minha vida e ajudou muito em minha carreira; Marquinhos Viana é um parceiro novo; já o Chico é um parceiro da vida”, comenta.

Todos os alunos do projeto Tambor Mineiro vão acompanhar o artista durante a apresentação. “O repertório trará boa parte das minhas músicas”, adianta.

Agenda

O QUÊ. “Maurício Tizumba: 60 anos de vida e 45 de carreira”

QUANDO. Terça (12), às 20h

ONDE. Teatro Francisco Nunes (av. Afonso Pena, s/nº , centro, 3277-6325)

QUANTO. Entrada gratuita (ingressos distribuídos uma hora antes do show)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!