“Apocalipse”

Nova novela da Record aborda catástrofes causadas pelo homem

A trama vai exibir imagens de tragédias naturais, incluindo um tsunami, e catástrofes causadas pelo próprio ser humano, entre elas, assassinatos


Publicado em 21 de novembro de 2017 | 03:00
 
 
normal

SÃO PAULO. “Será a produção mais ousada que já fizemos.” Assim o diretor de teledramaturgia da Record, Anderson Souza, apresenta “Apocalipse”, nova novela bíblica da emissora e que estreia nesta terça-feira (21), às 20h30. Escrita por Vivian de Oliveira, a mesma autora de “Os Dez Mandamentos” (2015), também da Record, a trama vai tratar da parte final da Bíblia, que fala como será o fim do mundo.

A novela vai exibir imagens de tragédias naturais, incluindo um tsunami, e catástrofes causadas pelo próprio ser humano, entre elas, assassinatos. “Vamos usar lugares reais como cenários. Como não dá para destruí-los de verdade, contamos com diversos efeitos especiais”, explica Edson Spinello, diretor-geral.

Ao contrário de outras produções religiosas da emissora, retratadas no passado, “Apocalipse” começa a ser contada no fim dos anos 1980 e chega até os tempos atuais. “A ideia de ‘Apocalipse’ se passar nos dias de hoje é porque, estudando a Bíblia, percebemos diversas referências a guerras e a tragédias naturais, fatos comuns atualmente. Basta acompanhar o noticiário, repleto desse tipo de conteúdo”, diz Vivian.

Os papéis principais serão vividos por Juliana Knust e Igor Rickli. Ela vive Zoe Santero, uma repórter cuja carreira está em ascensão, criada com valores cristãos, mas que passa por uma série de questionamentos com relação à fé. “Ela acredita em Deus, mas não frequenta tanto a igreja e já não pratica a religiosidade de maneira efetiva. Por isso, vai enfrentar dificuldades, com ela mesma e com outras pessoas”, diz Juliana.

Rickli interpreta Benjamin Gudman, um gênio da computação que é ateu – apesar de ter uma mãe que acredita em Deus. “Ele é um homem de bem e íntegro. Porém, não é bobo. Ele tem personalidade e não se deixa enganar facilmente”, define o artista.

Amigos de infância, Benjamin e Zoe se distanciam e voltam a se ver em Nova York (EUA). Ele mora na cidade americana, enquanto ela viaja para lá a trabalho. O reencontro reacende uma paixão que se transforma em casamento. Juntos, os dois têm um filho, Davi. “Mas eles entrarão em vários conflitos. O casal tem crenças religiosas distintas. E ainda surge a questão de morarem em países diferentes, que acaba pesando com o tempo”, explica Juliana. E ainda haverá mais riscos, quando Zoe conhecer o sedutor Ricardo Montana (Sergio Marone).

Abordagem. Segundo Vivian de Oliveira, o fato de a Record ser uma emissora evangélica não a impediu de abordar outras vertentes religiosas. “Há uma igreja fictícia romana, um núcleo de judeus e aqueles que não acreditam em nada”, diz.

Trama policial na história

Um dos toques mais atuais da novela “Apocalipse” (Record) e uma das histórias mais instigantes será a de um assassino que tem como costume deixar mensagens bíblicas com as pessoas que mata.

“Não quis que toda a história ficasse centrada apenas na questão religiosa. Então, criei um núcleo policial, que vai atrás desse psicopata. No entanto, durante a investigação, serão explicadas referências bíblicas importantes”, diz a autora Vivian de Oliveira.

O psicopata, que assina como Samael, atua no Rio de Janeiro e imita um criminoso antigo. Quem cuidará da investigação é o detetive César Sardes (Fernando Pavão), que tem um motivo especial para fazer esse trabalho: o assassino atual se inspirou no criminoso que matou seu pai.

Tragédias. “Apocalipse” promete seguir à risca o que a Bíblia diz em seu final. “Fizemos uma análise profunda do texto. Para entender o livro do apocalipse, tivemos de ler outras partes da Bíblia, incluindo o Velho Testamento”, conta Vivian. O fim do mundo não se dá apenas em um ato e acontece por meio de uma série de fatos. O primeiro evento é o chamado arrebatamento. Nele, uma parte da população desaparece repentinamente. São as pessoas que verdadeiramente têm o coração cristão e que são tiradas da Terra por Deus.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!