Individual

Paisagens que aproximam os universos natural e artificial

Na mostra “Espaços Transitórios, o artista reúne obras que relacionam natureza e arquitetura

Por Carlos Andrei Siquara
Publicado em 02 de fevereiro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Em seu conjunto mais recente de trabalhos, Henrique Detomi dá continuidade à pesquisa iniciada com a série “Pequena Ode ao Vazio” (2017), em que lida com o tema das paisagens, mas adicionando componentes de fabulação, a partir de objetos fictícios.

Desta vez, com a exposição “Espaços Transitórios”, em cartaz na Galeria de Arte do BDMG Cultural, o artista dá mais um passo nesse mote, reunindo obras que também abordam as paisagens, mas a partir da relação entre a natureza e a arquitetura.

“O trabalho surgiu muito a partir da reflexão sobre como se dá a composição e a organização de uma cidade. Mas quando mantenho a informação de uma paisagem rural, acho que há ali um deslocamento, e a imagem final fica entre esses dois momentos. Por isso, o nome da série: ‘Espaços Transitórios’. É como se a pintura não fixasse uma coisa nem outra, permanecendo em uma espécie de meio termo”, explica Detomi.

Além das 12 telas inéditas, ele expõe quatro desenhos e dois objetos também ligados a essa perspectiva. “O conceito de paisagem não está fixo nessas obras, e mescla referências naturais e artificiais, como os prédios”, diz.

Serviço. Mostra “Espaços Transitórios”, na Galeria de Arte do BDMG (rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). Visitação: de amanhã a 6/3; diariamente, das 10h às 18h; 5ª-feira, das10h às 21h. Entrada gratuita.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!