Semibreve

Para ouvir e discutir música

Festival ocupa espaços da cidade e propõe diálogos com artistas e gestores sobre a produção musical independente

Por Joyce Athiê
Publicado em 05 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
 
normal

Ainda faltam 19 dias para o Breve Festival: Música Para Durar, que irá reunir Novos Baianos, Baianas System, Graveola, Emicida, Karol Conka e outras nove atrações em três palcos no Mirante Beagá. Tudo isso no mesmo dia, 23 de setembro, numa produção que aguarda um público de cerca de 8.000 pessoas.

Mas, antes, uma etapa preliminar ganha espaço em diversos locais de Belo Horizonte com debates e shows. É o Semibreve, o aquecimento do festival que irá acontecer desta terça-feira (5) a 22 de setembro.

“Essa é nossa primeira edição e trazemos um olhar sobre a música independente, observando essa evolução que vem acontecendo no mercado da música, que mudou muito com a tecnologia. No Breve, trazemos artistas que já lidam com essas transformações há bastante tempo e também os novos nomes, que dão seguimento a essa forma de fazer música. Mas não vamos fazer isso em apenas um dia de festival, só com as apresentações musicais. Achamos que era necessário debater e discutir sobre essa realidade”, comenta Carlos Marçal, um dos organizadores do evento.

Debates. O olhar a que Carlos se refere ganha duas perspectivas, a começar pelos Breves Encontros, com mesas de debates que reúnem artistas, produtores e especialistas do mercado musical.

As conversas iniciam-se nesta terça-feira (5) com o debate “Mas, afinal, o que é música boa?”, com participação de Pedro Sampaio, Kiko Klaus, Kristoff Silva e Kdu dos Anjos. O encontro será realizado às 19h30, no Guaja (av. Afonso Pena, 2.881, centro).

Ainda estão programadas outras mesas que irão discorrer sobre temas como os festivais e a distribuição musical.

Além disso, o festival ainda realiza o Occupy Beagá, a partir desta quarta-feira (6), levando música a casas de show, cafés e espaços públicos, em especial a alguns parklets da cidade. Entre os artistas que apresentam-se no Semibreve, estão Pequeno Céu, Hot Apocalypse, Sopra que Sara, o DJ Guidub e o músico Warley Henrique. Toda a programação do Semibreve é gratuita e pode ser acessada no site www.brevefestival.com.

Dúvida

Os ingressos para o Festival Breve continuam à venda. Mas a promoção realizada pelo Méliuz, programa de fidelidade, já se esgotou. Carlos Marçal explica que, depois de liberadas as vendas de ingressos, a empresa fez uma parceria com o evento e ofereceu a seus membros um desconto de 50% para quem adquirir o ingresso do evento pela plataforma.

A iniciativa gerou dúvida e comentários nas redes sociais de quem já havia feito sua compra no valor integral.

Mas Carlos esclarece que o desconto não será repassado para quem já havia efetuado a compra. A promoção era exclusiva para os membros da empresa.


Conversas

5 de setembro 
“Mas, afinal, o que é música boa?”, com Pedro Sampaio, Kiko Klaus, Kristoff Silva e Kadu dos Anjos

12 de setembro
“Festivais: o aqui e o agora”, com Victor Diniz, LaBaq, Marah e Kuru Lima

19 de setembro
“Distribuição musical: entre o analógico e o digital”, com Thiago Delegado, Eugenio de Castro, Edu Pampani e Luiz Valente

Onde. Casa Guaja (av. Afonso Pena, 2.881, centro), sempre às 19h30. Entrada gratuita.

Programação completa no www.brevefestival.com

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!