Perfil

Romulo Estrela assume o protagonismo de 'Deus Salve o Rei'

Depois de viver papéis secundários na televisão, ator brilha no folhetim com o papel do príncipe Afonso

Por Laura Maria
Publicado em 15 de janeiro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Romulo Estrela, 33, fez o caminho das pedras até alcançar o posto de protagonista de “Deus Salve o Rei”, novela das sete da Rede Globo que teve a melhor estreia para a faixa desde “Cheias de Charme” (2012). Com 13 anos de atuação na televisão, ora na emissora dos Marinho, ora na Record TV, o ator de São Luís (Maranhão) havia vestido apenas a pele de personagens secundários ou feito pontas em folhetins da Rede Globo. Ele até tentou angariar o papel de protagonista da trama de Daniel Adjafre, mas foi Renato Góes quem levou a melhor.

Uma reviravolta no primeiro dia de gravação da novela, porém, mudou seu destino. Depois que Góes saiu da novela por supostamente ter se envolvido em uma discussão com o diretor Fabrício Mamberti, Estrela assumiu o protagonismo do folhetim com o papel do príncipe Afonso, primeiro na linha de sucessão do reino de Montemor.

O ator admite que a mudança exigiu mais dele. “O protagonismo dá mais trabalho, tenho sentido isso no dia a dia, de segunda a sábado. É muita concentração física e mental”, revela. O maranhense reconhece, entretanto, que seus trabalhos realizados na TV anteriormente conferiram-lhe respaldo para assumir esse desafio. Antes de “Deus Salve o Rei”, Estrela atuou em três produções de época em anos consecutivos: “Novo Mundo” (2017), “Liberdade, Liberdade” (2016) e “Além do Tempo” (2015).

Apesar da constância nesse tipo de produção, o artista ressalta que tudo não passou de acaso. “Não é uma escolha minha, mas são trabalhos que me instigam muito. Ter esse entendimento de época é algo que para mim, como ator, me motiva muito”, observa.

Preparação. A maior vantagem de já ter no currículo três produções de época é que o ator se sente à vontade com a ambientação distinta. Como Estrela já estava habituado às lutas, por exemplo, ele partiu logo para o estudo mais específico dos combates. “Precisei fazer um reconhecimento da luta. Como ‘Deus Salve o Rei’ é uma novela medieval, elas são mais pesadas, diferentemente de ‘Além do Tempo’ e ‘Novo Mundo’”, comenta.

A equitação também já era terreno conhecido do ator. “Mas, agora, eu monto quatro cavalos diferentes”, explica. Estar habituado a ambientes rústicos, porém, não isentou o maranhense de um acidente de trabalho. Em uma cena de luta, Estrela foi atingido na testa por uma espada cenográfica e precisou levar oito pontos. “É natural que se corra o risco de cair, como andar de bicicleta. Foi uma fatalidade, mas nem cheguei a ficar em casa, no dia seguinte, já estava trabalhando”, tranquiliza.

O figurino pesado também é algo que ele já se habituou e acabou virando um aliado para a montagem do personagem. “O figurino me ajuda muito, uso como ferramenta para entrar no personagem e criar uma atmosfera. São três camadas de roupa, mas eu não sinto calor”, revela.

‘Novela inovadora’. A concentração física e mental de Romulo Estrela não está centrada unicamente na atuação de seu personagem. O ator assume que também se sente responsável pelo sucesso da trama, que, segundo ele, é uma “grande aposta” da Rede Globo. “Esta é uma novela inovadora. Nós vamos trazer uma novidade para o público”, conta.

Novidade que, na verdade, não se resume a uma. A trama, com caráter medieval, se passa na faixa das sete – normalmente destinada a novelas atuais com apelo à comédia. Isso significa que o público precisará se acostumar com a nova linguagem. Além disso, a emissora investiu alto nos efeitos visuais e na produção do folhetim. Para se ter uma ideia, a Globo construiu uma cidade cinematográfica totalmente indoor em seus estúdios, o que representa um controle total de luz.

“A novela é uma mistura de boa fotografia com efeitos especiais. A história está situada em algum lugar da Europa, em uma região de temperatura fria, mas nós estamos gravando no verão. A gravação indoor não depende do horário em que está sendo executado o trabalho”, diz o ator, destacando que toda essa pompa gera ansiedade. “O público pode esperar uma novela muito bem-feita”, promete Estrela.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!