Música

Um mestre do virtuosismo ao romantismo

Um dos instrumentistas brasileiros mais respeitados internacionalmente, o violoncelista Antônio Meneses se apresenta com a Orquestra de Câmara Sesiminas nesta quarta

Por Daniel Oliveira
Publicado em 17 de setembro de 2018 | 15:18
 
 
 
normal

Um dos instrumentistas brasileiros mais conhecidos e respeitados internacionalmente, o violoncelista Antônio Meneses vem a Belo Horizonte nesta quarta se apresentar com a Orquestra de Câmara Sesiminas. O músico é o solista convidado do projeto Sempre às Quartas, a partir das 20h, no teatro Sesiminas. 

Em sua segunda parceria com a Orquestra, ele interpreta o “Concerto nº 1 em Dó Maior para Violoncelo e Cordas de Haydn”, uma obra de grande virtuosismo e desafio técnico; e no extremo oposto, o romantismo cadenciado e introspectivo do “Andante Cantabile”, transcrição feita pelo próprio Thchaikovsky do movimento lento do seu quarteto de cordas. “É uma obra de grande melancolia e tristeza, mas de beleza fantástica, que contrasta bem com o virtuosismo mais alegre e positivo do Haydn”, avalia o violoncelista. 

O compositor austríaco também vai estar presente no programa da noite com outra obra: a “Sinfonia de nº 22 em Mi Bemol Maior”, conhecida como “O Filósofo”, que será executada pela Orquestra de Câmara, sem a participação de Antônio. Composta em 1764, a peça ficou conhecida por Haydn usar dois cornes ingleses no lugar dos oboés. As tradicionais duas trompas com as cordas completam a instrumentação.

Antes dela, porém, o concerto será aberto com uma homenagem ao catarinense Edino Krieger, um dos principais compositores brasileiros vivos, que completa 90 anos em 2018. “Vamos fazer o 'Divertimento para Cordas', uma das duas obras para cordas compostas por ele. A primeira, “Suíte para Cordas”, já havia sido executada por nós no primeiro semestre”, conta o maestro Marco Antônio Maia Drummond.

Volta ao mundo. Após o concerto na quarta, o violoncelista Antônio Meneses retorna à Europa (ele vive na Suíça) para apresentações na Alemanha. Logo em seguida, ele parte para uma série de master classes e concertos em Macau e no Japão, uma turnê nos EUA e retorna à América do Sul no fim do ano, para se apresentar em São Paulo, Brasília, Montevidéu e na Argentina. 

 

Agenda
O quê. Projeto Sempre às Quartas convida Antônio Meneses
Quando. nesta quarta, às 20h
Onde. Teatro Sesiminas – rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia
Quanto. R$ 40 (inteira)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!