A Globo entrou de vez na onda dos realities de gastronomia. Antes presentes como quadros em outras atrações da emissora, o duelo entre cozinheiros vai ganhar um espaço maior com a chegada de “Mestre do Sabor”.

Com estreia prevista para o dia 10 de outubro, o reality vai ao ar nas noites de quinta-feira, na Globo, com o intuito de valorizar a gastronomia nacional. “A pegada é Brasil. Tudo valoriza muito os ingredientes brasileiros, os pratos regionais. Vamos usar muitos produtos do interior do país que nem todo mundo conhece”, disse o chef franco-brasileiro Claude Troisgrois, apresentador do “Mestre do Sabor”.

No palco, ele terá a ajuda de seu braço-direito, Batista. “O Batista não me larga há 38 anos”, brincou o chef. Ele conta que os dois já estão na televisão há 15 anos, mas que ficou surpreso com “o tamanho da equipe, do estúdio, e a quantidade de luzes” – cerca de 250 pessoas estão envolvidas no programa. O cenário tem 700 metros quadrados divididos em quatro espaços: são 12 bancadas individuais; 220 pratos de cerâmica e porcelana feitos especialmente para o programa; 120 facas; mais de 600 utensílios.

A competição

Em “Mestre do Sabor”, 24 chefs de todo o país vão se enfrentar. O grande campeão vai levar para casa o prêmio de R$ 250 mil. O caminho até a final promete não ser fácil. O programa terá seis etapas, e os competidores terão de levar seus pratos para a degustação dos pratos para três mestres: o mineiro Leo Paixão (vídeo abaixo), a carioca Kátia Barbosa e o português José Avillez.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por InstaTEMPO (@otempo) em

Na primeira fase, chamada “Prato de Entrada”, esse trio fará a degustação às cegas, e cada um deles terá que escolher pelo sabor os integrantes de seu grupo – cada mestre terá que escolher oito competidores.

No decorrer do programa, os três chefs vão se revezar entre os papéis de técnicos e também de avaliadores. O mineiro Leo Paixão revelou que espera encontrar participantes que, assim como ele, sejam apaixonados por suas origens. “Para mim, cozinhar é afeto. E o sucesso de um prato é justamente resgatar a memória afetiva das pessoas”, afirmou o chef.

Segundo LP Simonetti, cerca de 60 profissionais foram selecionados para participar da primeira fase do “Mestre do Sabor”.

Fases

“Prato de Entrada”: degustação às cegas, quando cada mestre escolhe os oito integrantes de seu grupo.
“Na Pressão”: os times duelam entre si e dois participantes deixam o programa.
“Duelos”: os participantes são divididos em duplas, que enfrentam em um duelo mata-mata. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na disputa.
“Na Balança”: competição individual que vai escolher os seis semifinalistas
Semifinal: Dos seis participantes, quatro vão para a final
Final: a última prova será transmitida ao vivo.