Com direito a bate-papo mediado pelo professor e colecionador Gladston Mamede, o artista plástico Miguel Gontijo lança nesta terça-feira, dia 6, o seu quinto livro, "Axis Mundi".  A ocasião também marca a abertura de uma exposição de desenhos. Ambos os eventos acontecem no Espaço Cultural Vallourec, sendo que o bate-papo terá início às 19h30. A exposição é gratuita e continua até 10 de setembro.

Segundo o artista, “Axis Mundi” (centro do mundo) representa suas referências, suas buscas e anseios para se tornar artista e cidadão. Aborda seu ambiente de trabalho, suas influências e sua obra, por meio da visão de vários intelectuais do país (ao todo 75 fragmentos de textos) ao longo de sua trajetória artística. O fio condutor do livro é uma conversa com o jornalista e escritor Fabrício Marques.

O artista reflete sobre sua obra no livro, dizendo: “Não me pergunte o que meus quadros significam. Eles são. Não têm significados, têm substância. O que disser deles será uma discrepância entre o dito e o feito. O que mostro é o irreproduzível, o inevitável, o infixável. Moral dessa história: nada sei sobre o olho, só sei olhar”.

O livro contém, também, uma "Conversa Eletrônica" com o crítico e escritor Jacob Klintowitz, uma análise da obra do artista feita pelo psicanalista e crítico de arte Augusto Nunes Filho, um ensaio fotográfico do ateliê de Miguel Gontijo, feito por Samuel Oliveira; obras de arte clicadas por Gustavo Djalma, um conto escrito por Gontijo em 1986 e, ainda, poemas e textos que revelam o mundo mágico do artista. O projeto gráfico foi executado por Clara Gontijo. Organização de Robson Soares. 

A exposição é composta de desenhos e aquarelas e de duas instalações. Uma delas é uma pesquisa que o artista fez das pichações e grafites dos muros do bairro Padre Eustáquio. Ele transpôs para as telas imagens e frases encontradas nas ruas do bairro. Essas telas serão mostradas presas em pranchetas, como se fossem ainda um objeto de estudo. Essa série é chamada “Pelas Carnes de Padre Eustáquio”.  

A outra instalação é "Vanitas Vanitatum, memento mori” ("Vaidade das vaidades, lembre que tens que morrer"). São 800 desenhos a bico de pena, feitos em formato dos retratos 3X4, montado na parede a semelhança dos ex-votos.

Serviço
Lançamento do livro “Axis Mundi”.   Exposição de desenhos e aquarelas e bate-papo com o artista Miguel Gontijo. Espaço Cultural Vallourec (rua João Luiz Neto, 100, Bairro das Industrias, Vallourec – Portaria V). Nesta terça, a partir das 18h (bate-papo a partir das 19h30). A mostra fica em cartaz até 10 de setembro. A entrada é gratuita. A partir do dia 7/8, os interessados em visitar devem entrar em contato com Robson Soares pelo telefone (31) 9 9967-2840.