Com foco no cinema nacional produzido entre 2010 e 2020, a Mostra Brasil Brasileiro exibe, até 27 de junho, longas e curtas-metragens que marcaram os últimos 10 anos. O evento é totalmente online e gratuito. Os filmes serão exibidos pela plataforma Vimeo e os links e senhas de acesso serão disponibilizados nas das redes sociais (Instagram e Facebook, onde também está a programação) do festival toda quarta e sexta-feira. Serão dois filmes por semana, dentro de seis programas especiais que reúnem produções em torno de temas específicos. A Mostra Brasil Brasileiro teve início em meados de maio.

Idealizado pela roteirista e empresária Mônica Cerqueira, que também assina a curadoria, e produzido por Vinícius Correia, o evento tem como objetivo resgatar importantes obras nacionais como forma de homenagem ao cinema brasileiro e também como um estímulo para que a produção nacional continue em atividade. Mônica destaca que os anos entre 2010 e 2020 “revelam um dos ciclos mais potentes do cinema brasileiro, seja pelo volume de produção, seja pela multiplicidade e descentralização dos polos de criação”.

Confira a programação desta semana: 

(De quarta a domingo (6), a partir das 18 horas desta quarta-feira, até as 18h de domingo)

Quarta a sexta-feira (4): “Terras”, Maya Da-Rin/2009 (1h41)

Na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, as cidades gêmeas, Letícia e Tabatinga, formam uma ilha urbana cercada pela Floresta Amazônica. O documentário acompanha os acontecimentos comuns e as constantes idas e vindas das pessoas ao longo da fronteira. “Terras” retrata a presença e a influência da fronteira na vida de seus habitantes. Maya Da-Rin é cineasta e artista visual. Seus trabalhos foram exibidos em festivais como Locarno, Toronto, Rotterdam, e em museus e centros de arte como MoMA e New Museum. 

De sexta a domingo (6): “Los Silencios”, Beatriz Seigner/2019 (1h28) 

Uma coprodução entre Brasil, Colômbia e França, que teve sua estreia na Quinzena dos Realizadores de Cannes em 2018 e recebeu os Prêmio da Crítica e de Melhor Diretora no Festival de Brasília. Em “Los Silencios” acompanhamos Amparo e seus dois filhos pequenos fugindo dos conflitos armados da Colômbia. Na fronteira do país com o Peru e o Brasil, a família se abriga em uma pequena ilha no Rio Amazonas. No local, eles encontram o pai, que supostamente estava morto.