Pela primeira vez durante a pandemia, o Planet Hemp vai fazer uma live e revisitar uma carreira que enfileirou sucessos nos anos 90 e início da década seguinte. E a ocasião é especial: a banda, atualmente formada por Marcelo D2, BNegão, Formigão, Nobru Pederneiras e Pedro Garcia, celebra o Dia Mundial do Rock, comemorado nesta segunda-feira (13). O quinteto, que prepara seu quarto disco de estúdio, é uma das atrações do Festival Planeta Brasil, que também traz a formação completa do Raimundos, outra banda que marcou o rock nacional. Os shows começam às 20h no canal do festival no YouTube.
Os belo-horizontinos da Daparte, que têm despontado como um dos novos nomes da música de Minas, também aproveitam a data e se reúnem, às 22h, para uma live. A programação beneficente faz parte de uma parceria entre a produtora Sonastério e a Rádio 98FM. Antes da Daparte, quem toca ao vivo, de 15h às 16h, é o Tianastácia. Os shows serão transmitidos pelas plataformas digitais da 98FM.
Na TV
O Canal Bis também preparou uma extensa programação de shows para lembrar o DIa Mundial do Rock. Desde 7h desta segunda, a emissora está transmitindo shows históricos de nomes fundamentais do rock, como Chuck Berry, Elvis Presley e David Bowie. Paul McCartney e convidados (12h), The Doors (14h), Eric Clapton (15h30), Iron Maiden (16h30), Queen (18h), Led Zeppelin (19h) e Rolling Stones em Cuba (20h) e U2 (23h) são alguns dos destaques do cardápio musical.
Uma menção especial: às 21h, o inédito “Us + Them”, filme que documenta a turnê homônima de Roger Waters, a mais recente dele e que passou pelo Brasil em 2018, inclusive em Belo Horizonte, mostra o ex-baixista do Pink Floyd em ótima forma no show gravado na Inglaterra. A programação entra pela madrugada de terça-feira (14) com nomes como Foo Fighters (0h20), Bon Jovi (3h), Frejat (4h30), Patti Smith (5h) e Guns N’ Roses (5h30).
O Dia Mundial do Rock
Em 1985, o músico e ator Bob Geldof organizou um projeto ambicioso e até então inédito. Chamado de Live Aid, o festival beneficente lotou dois estádios (o Wembley, em Londres, e o John F. Kennedy, na Filadélfia, nos Estados Unidos) em shows simultâneos, que foram transmitidos para quase dois bilhões de pessoas em todo o mundo.
Bob Dylan, com a participação luxuosa de Keith Richards e Ron Wood, ambos dos Rolling Stones, Led Zeppelin (com Phol Collins na bateria), The Who, Queen, Paul McCartney, David Bowie, Elton John, Tina Turner, Mick Jagger, Elvis Costello, B.B. King, Madonna, Duran Duran, Santana, Crosby, Stills, Nash & Young e dezenas de outros artistas compraram a ideia de Geldof e participaram do Live Aid, que tinha como objetivo arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. Por sua importância histórica, o 13 de julho ficou conhecido como no Brasil como o Dia Mundial do Rock.