Globo

Renascer: Matheus Nachtergaele celebra retorno às novelas após 10 anos

Ator, que fará Noberto no remake que estreia no fim de janeiro, elogia o talento e a diversidade do elenco

Por Ana Clara Brant
Publicado em 11 de janeiro de 2024 | 09:11
 
 
 
normal

Lá se vão 10 anos desde que Matheus Nachtergaele entrou em um estúdio de TV para gravar uma telenovela. Era a segunda versão de Saramandaia, que foi exibida na faixa das 23h da Globo entre junho e setembro de 2013. O ator, que completou 56 anos no último dia 3, está de volta às novelas e também em um remake. Matheus vai viver o comerciante Norberto em Renascer, que estreia no dia 22 de janeiro substituindo Terra e Paixão. 

Durante a entrevista coletiva virtual realizada nesta semana com o elenco da segunda fase da trama de Bruno Luperi - apesar do personagem de Matheus Nachtergaele estar nas duas fases - ele revelou o que o motivou a voltar a fazer um folhetim. "Eu sempre fiz muito teatro e cinema, e na TV, fiz muitas séries. A verdade é que a televisão é um circo eletrônico maravilhoso e que atinge em cheio o coração desse Brasil. Renascer é uma oportunidade de fazer uma novela de altíssima qualidade de texto e uma reunião tão encantadora de atores. É uma honra. Eu olho para um lado e tenho Jackson Antunes, eu olho para o outro e está o Chico Diaz, olho para frente e está o Marquinhos Palmeira, tem Vladimir [Brichta]... Para onde eu olho tem um ator extraordinário do Brasil com S, fazendo um personagem bonito. Aceitei o convite com alegria grande", celebrou Matheus que acaba de rodar a continuação do filme O Auto da Compadecida e ainda estava "contaminado" com o sotaque pernambucano.

"Foi uma luta sair do sotaque de Pernambuco do Auto da Compadecida e chegar no sotaque da Bahia de Renascer. Estou tentando fazer isso com força (risos). Às vezes, vou errar. Vou fazer um T mudo, de vez em quando, vou dar umas vaciladas no começo, depois entro certo.", assegura.

Outro motivo que o fez aceitar o convite foi o fato de fazer um papel que na primeira versão - exibida em 1993 -  foi vivido pelo saudoso Nelson Xavier (1941-2017). "Nelson foi um ator muito importante na minha formação, assim como Grande Otelo, Jardel Filho e Paulo José. Achei desafiador e bonito fazer um personagem que tenha sido do Nelson, que é um cara que dava dignidade à raça do Brasil, ao homem com tipologia do brasileiro comum. Ele dava ao Norberto toda a simpatia que ele tem que ter, mas também uma dignidade bonita, que eu nem sei se sou capaz de oferecer", comentou. 

Matheus conta que só tinha apenas quatro novelas em seu currículo e uma em cada horário (Cordel Encantado, das 18h, Da Cor do Pecado das 19h, América das 20h (atualmente em reprise no Canal Viva) e Saramandaia às 23h e que voltar numa obra inspirada em um clássico de Benedito Ruy Barbosa e a convite de Bruno Luperi, neto do autor, e do diretor Gustavo Fernández, foi um "chamado lindo e irrecusável".

"Aqui, a gente tem um elenco de veteranos geniais do Brasil com S e estreias maravilhosas de pessoas de todas as cores, sexos, crendices e origens verdadeiramente talentosas. Estou encantado, de verdade, pelo elenco jovem da novela", ressaltou.

Jovens caras

E por falar no elenco jovem, o que não faltam são caras novas no horário mais nobre da telinha. Um exemplo é a atriz Alice Carvalho. Natural de Natal, ela foi uma das protagonistas da série Cangaço Novo, da Prime Video, que gira em torno da história de três irmãos. Ubaldo (Allan Souza Lima), ex-militar e recém demitido de um banco, que retorna ao Ceará para reaver uma herança, onde encontra suas irmãs, Dinorah (papel de  Alice), líder de um grupo criminoso, e Dilvânia (Thainá Duarte).
 
Recentemente, a atriz gravou uma outra série tendo o Nordeste como pano de fundo, a telenovela Guerreiros do Sol, que estreia na Globoplay em 2025. A produção é ambientada nas décadas de 1920 e 1930 e baseada nas histórias de Lampião e Maria Bonita. Agora, Alice Carvalho estreia em outro produto também com um toque nordestino - já que a narrativa de Renascer se passa no sul da Bahia - e na pele da catadora de caranguejo Joaninha, uma mulher sofrida que é casada com o sonhador Tião Galinha (Irandhir Santos).
 
 
 
 
 
 
 
Alice Carvalho celebra a participação no remake da Globo. "Estou muito empolgada e fazendo uma obra aberta que é novidade pra mim. Sem contar que estou ao lado de grandes ídolos como Irandhir e Vladimir. Vai ser uma responsabilidade muito grande porque o que a Tereza Seiblitz fez é "irrefasível'. Me compremti a assistir a primeira e a última cena da Joaninha com o Tião Galinha na novela original. Estou indo devagarinho, assim como se pega caranguejo no mangue. Mas estou muito feliz", festeja.
 
Outra que promete ser um dos destaques entre o elenco jovem é a atriz e influenciadora Mell Muzzillo. Em Renascer, ela será Ritinha, papel defendido na versão original por Isabel Fillardis. Com mais de 300 mil fãs no TikTok, a jovem de apenas 18 anos fez sucesso ao dublar a atriz mineira Isis Valverde em vídeos. Na rede, ela acumula mais de quatro milhões de curtidas. Muitos internautas, aliás, a acham parecida com a noiva de Marcus Buaiz. 
 
De origem afro-indígena, Mell comemora a representatividade no horário nobre da Globo, apesar de sua personagem não ser necessariamente indígena. "Isso é muito bacana e tem outros atores indígenas na trama. Ritinha é um presente. É um personagem complexo e divertido e atuar ao lado de pessoas que admiro está sendo uma verdadeira escola pra mim", resume. 
 
 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!