Mudar e transformar. É com esse intuito que o Festival Floresça chega hoje a Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, unindo cantores mineiros e moradores da cidade em torno de um objetivo: fazer a região afetada pela lama do rompimento da barragem I de Córrego do Feijão, em janeiro, voltar a florescer e prosperar.

A programação gratuita vai começar cedinho, a partir das 9h, e vai até as 22h. O palco montado na comunidade Parque da Cachoeira vai receber apresentações de artistas como Rafaella Ramos, Letícia Carvalho, Suelen Araújo e o Trio Gandaiêra. 

Carol Antunes, diretora do Instituto NaAção – idealizadora do festival –, afirma que a programação foi pensada, principalmente, na “representatividade local”. “Teremos desfiles com crianças e adolescentes de Brumadinho, para que eles se sintam valorizados”, contou ela ao Super Notícia.

 

Economia local 


Segundo Carol Antunes, a proposta do Festival Floresça é impulsionar a economia de Brumadinho – o evento vai gerar cerca de 25 postos de trabalhos temporários paraintegrantes do Coletivo Mulheres do Parque da Cachoeira, que vão cuidar das barracas de gastronomia. “Cada uma vai fazer e vender um prato mineiro diferente”, revela Carol. O dinheiro arrecadado será dividido entre elas.