O Ano-Novo chinês, também conhecido como “Festival da Primavera”, é a celebração mais importante na China dentro do calendário lunar e terá início amanhã. “É uma época de renovação e reconexão. Muitos chineses viajam longas distâncias para estar com suas famílias, tornando-se o maior movimento migratório do mundo. A celebração reflete os valores da união familiar, do respeito aos ancestrais e da esperança por um futuro próspero”, comenta Maristela Botelho, instrutora de práticas corporais chinesas.
O ano de 2025 será regido pela serpente da madeira yin. “Será um ano marcado pela energia de introspecção, sabedoria e transformação. Este período incentivará o autoconhecimento, a reflexão e o planejamento estratégico em diversas áreas da vida”, ensina Maristela.
Ela revela que, na cultura chinesa, “a serpente é vista tanto como um símbolo de transformação quanto de proteção”. “As serpentes são consideradas criaturas enigmáticas, que transitam entre o mundo físico e o espiritual. Elas simbolizam sabedoria, intuição e mistério”.
A professora argumenta que, sob a influência do elemento madeira e da polaridade yin, espera-se um ano marcado por introspecção e autoconhecimento. “Será um período propício para explorar o eu interior e buscar novos conhecimentos”.
De acordo com o horóscopo chinês, “em relação ao planejamento estratégico, a energia da serpente favorece decisões ponderadas e estratégias de longo prazo, e, em relação à
saúde e ao bem-estar, a influência da madeira destaca a importância do equilíbrio físico e emocional, sugerindo atenção ao autocuidado”, diz Maristela.
Ela ressalta que a energia da madeira reforça a necessidade de práticas que promovam o bem-estar físico e mental, como exercícios terapêuticos chineses e alimentação equilibrada. “Reserve momentos para refletir sobre suas metas e valores pessoais. Evite decisões impulsivas e prefira estratégias bem-elaboradas. O ano da serpente de madeira yin em 2025 será um período de reflexão, planejamento e crescimento pessoal, oferecendo oportunidades para aqueles que buscam aprofundar o autoconhecimento e estabelecer bases sólidas para o futuro”.
A celebração do novo ano chinês dura 15 dias, encerrando-se com o festival das lanternas. “As famílias se reúnem para um grande banquete na véspera do Ano-Novo, considerado o momento mais importante da celebração. Pratos tradicionais, como bolinhos de arroz e peixe (símbolo de prosperidade), são servidos. Casas, ruas e comércios são decorados com lanternas vermelhas, faixas e recortes de papel com caracteres de ‘boa sorte’. O vermelho é considerado uma cor auspiciosa, que afasta os maus espíritos”, destaca a professora.
Atenção com os pensamentos
O zodíaco chinês, composto por 12 signos, reflete a profunda conexão dos antigos chineses com os ciclos naturais e culturais. “Os primeiros observadores chineses identificaram o ciclo anual das estações e dos 12 meses lunares, integrando o zodíaco ao ritmo do ano. Além disso, existem 60 divindades associadas a esse sistema, e cada ano é regido por uma delas”, explica Leandro Molina Simon, mestre da linhagem Wudang Sanfeng e referência no estudo do taoismo.
Segundo ele, a interpretação de um ano no zodíaco baseia-se em quatro pilares: o animal, o elemento, a polaridade e a divindade. “A serpente representa a necessidade de atenção redobrada aos pensamentos, às relações interpessoais e à transparência nos negócios. É um símbolo que alerta contra traições e práticas desonestas”.
E emenda: “A madeira está ligada ao fígado, a emoções como a raiva, e aos ciclos de destruição e renascimento, mas também simboliza o crescimento. A divindade que vai reinar em 2025 será o general Wu Sui”, diz o mestre taoísta. (AED)
Será preciso cultivar a compaixão e ética
Além disso, 2025 será marcado pela polaridade yin, de natureza receptiva e introspectiva, pode tornar as pessoas mais suscetíveis à irritação e ao desequilíbrio emocional. Por isso, é fundamental cultivar a compaixão, proteger a própria energia e manter pensamentos positivos para evitar influências espirituais negativas”, alerta o mestre taoísta Leandro Molina Simon.
“Será um período favorável para avançar na vida, mas com a consciência de não causar sofrimento aos outros. É crucial agir com ética, evitar enganos e priorizar a qualidade dos pensamentos e das atitudes. Somente assim será possível harmonizar os aspectos desafiadores do ano e transformá-los em crescimento pessoal e coletivo. Esse conhecimento milenar nos convida a olhar para o futuro com mais sabedoria e equilíbrio, alinhando nossas ações às forças do universo”, finaliza Simon. (AED)