Marina Mendes, a chef por trás do Sá Marina, foi selecionada para participar da primeira edição do “MasterChef Confeitaria”, que estreia no próximo dia 19 de novembro (terça-feira), às 22h30, na Band. Nascida em Salvador e criada no interior da Bahia, Marina está há anos radicada em Belo Horizonte e representa a cidade no reality, que nesta temporada será totalmente dedicado à confeitaria e contará apenas com chefs profissionais.
O programa terá como jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, com a adição do confeiteiro Diego Lozano, que traz sua expertise para a bancada. A apresentação é de Ana Paula Padrão, marcando sua última temporada no comando do reality.
Marina cresceu inspirada pela avó, dona Dela, e pela mãe, Verinha, que a ensinaram a cozinhar desde cedo. Embora tenha passado a infância nas proximidades das fazendas de cacau, foi em Belo Horizonte que consolidou sua trajetória como chef confeiteira, com o Sá Marina, onde elabora sobremesas que unem inovação e técnica. O atelier Sá Marina nasceu com a proposta de trazer técnicas francesas e temperá-las com ingredientes brasileiros, formando o que Marina chama de “pâtisserie tupiniquim”.
A trajetória de Marina não foi convencional: formada em Direito, ela se apaixonou pela confeitaria durante uma temporada que morou na Europa e decidiu seguir essa paixão, mesmo contra as expectativas familiares.Tudo começou em uma passagem por Paris, que, inicialmente, não fazia parte dos seus planos. Quando o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção em 2010, forçando uma parada inesperada na capital francesa, Marina se deparou com o que ela chama de uma "paixão arrebatadora" pela confeitaria.
As vitrines de doces em Paris encantaram a baiana, que viajou por toda a Europa se inspirando e aprendendo sobre o universo da confeitaria. O sonho ganhou força com cursos e estágios, incluindo um com os renomados chefs Émilie Bertrand e Guillaume Momboisse.
Marina produz todas as sobremesas artesanalmente em sua cozinha no Bairro Santo Antônio, BH. Por questões de qualidade e exclusividade, a produção é limitada, com doces vendidos apenas sob encomenda. Diferente de outras pâtisseries, o ateliê não tem um espaço para consumo local; Marina prefere que os clientes levem os doces para apreciar em casa ou em espaços públicos. Les Bijoux Gourmands do Sá Marina são escolhidos com frequência como opçóes de presentes.
Cada sobremesa é acompanhada de um cartão feito à mão por ela, que explica a composição e sugere a melhor forma de degustar. Ela também incentiva seus clientes a se lambuzarem e a comerem com as mãos, criando uma experiência mais sensorial.
Para saber mais sobre a Sá Marina e suas criações, acesse samarinapatisserietupiniquim.com ou siga o perfil no Instagram @samarina.br
O programa terá como jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça, com a adição do confeiteiro Diego Lozano, que traz sua expertise para a bancada. A apresentação é de Ana Paula Padrão, marcando sua última temporada no comando do reality.