Após ter sido sediada em diversas cidades, como Lima, Bogotá e Buenos Aires, a cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants foi realizada pela segunda vez no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A capital fluminense realizou o Oscar da Gastronomia por meio de um investimento de R$ 3,5 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro. 


A presença do Rio nas mais variadas listas e premiações internacionais é resultado de um investimento da capital carioca, por meio da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro (SMTur-Rio), de mostrar a capital além das praias, lagos, florestas e monumentos de tirar o fôlego, ressaltando também sua cena gastronômica pulsante – moradores falam que nunca se abriu tanto bar e restaurante ultimamente.


Vale lembrar que, em maio de 2024, a cidade do Rio de Janeiro foi palco da cerimônia de premiação da edição Rio-São Paulo do Guia Michelin, retomada depois de ter sido interrompida desde 2020. Seis restaurantes cariocas estão na lista. Com duas estrelas aparecem Lasai, Oro e Oteque. E com uma estrela, Cipriani, Mee e San Omakase.

Pela premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants, o Rio de Janeiro tem dois endereços: o restaurante Lasai, do chef Rafa Costa e Silva, em 7º lugar e o Oteque, do Alberto Landfraf, em 21º. 

Isso tem reflexo nos cofres. Segundo dados da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP), o Rio arrecadou, em 2023, R$ 238,1 milhões em impostos (ISS) relativos ao turismo. Considerando que o turismo gastronômico, inclusive “turbinado” com o legado do Latin America’s 50 Best Restaurants, pode aumentar o turismo anual do Rio, a cidade poderia arrecadar, a mais, R$ 11,9 milhões (cenário de 5%), R$ 23,8 milhões (cenário de 10%) ou até R$ 35,7 milhões (cenário de 15%). 

O trunfo dos números? É mais do que comida boa, somada à hospitalidade. Soa mineira essa palavra, não é?

 

TRÊS PERGUNTAS PARA... Rafa Costa e Silva, chef do Lasai (RJ) 

Como você vê a nossa cozinha no cenário latino? O Brasil é um continente, temos uma diversidade enorme e conseguimos encontrar comida de todos os tipos, de todas as pegadas, dos climas secos aos mais úmidos.

O que é comida brasileira pra você? Comida brasileira, para mim, diz sobre o que eu cresci comendo. Não é tucupi e jambu, por exemplo. Eu sou do Rio de Janeiro. Então, aqui, no Lasai, eu não faço comida brasileira, e sim comida carioca. E, quando eu falo carioca, é o que eu tenho ao meu redor, com fornecedores orgânicos… são produtos do Rio de Janeiro, do que está no nosso entorno.

As listas incluem efetivamente os melhores restaurantes latinos ou se trata de um recorte dos jurados? Não visitei todos os restaurantes da lista, mas, claro, sinto falta de alguns, principalmente do Rio de Janeiro. Eu não viajo tanto, então quem sou eu pra dizer quem são os melhores ou piores, não é? Quem está na lista é quem faz um trabalho muito bom, de cozinha de produto, que faz um trabalho de mídia muito grande também…

Chef Rafa Costa e Silva, do Lasai (RJ)

O TEMPO vai eleger os melhores panetones à venda em Belo Horizonte

Foto: Flávio Tavares/O Tempo

 

O Gastrô, do jornal O TEMPO, promoverá maisuma edição do projeto O TEMPO Provou. A iniciativa consiste em uma degustação às cegas, na qual os rótulos dos produtos permanecem ocultos, garantindo avaliações imparciais e sem favorecimentos.

Nesta segunda edição, a publicação avaliará marcas produzidas e comercializadas em Belo Horizonte, destacando as melhores
novidades para o Natal.

Após a degustação, o júri elaborará um ranking dos melhores produtos, avaliados com base em critérios como aparência, sabor, textura e aroma. A sessão de degustação está marcada para o dia 6 de dezembro e contará com três jurados, entre especialistas e convidados, que vão analisar as amostras emduas categorias: panetones tradicionais, feitos com frutas cristalizadas, e versões com chocolate e/ou recheadas. Mais do que classificar os produtos, o objetivo do ranking é servir como um guia de compras de panetones e valorizar a produção local de 

Belo Horizonte. As inscrições acontecem até o dia 5 dezembro. Para saber como enviar o produto, mande uma mensagem
para o Instagram @otempo.gastro.


A participação na degustação é totalmente voluntária, e não há
qualquer cobrança financeira envolvida para a realização do teste. As marcas participantes devem estar cientes de que seus produtos serão avaliados de forma imparcial, o que significa que podem receber tanto elogios quanto críticas, parte natural do processo de análise. Vale lembrar que a degustação será feita às cegas, garantindo a isenção e a imparcialidade, sem favorecer nenhuma marca.

Degustação às cegas: O TEMPO elege os melhores panetones à venda em BH de 2023