A Monin, marca francesa reconhecida por suas soluções em mixologia e xaropes para bebidas, promove mais uma edição do Mocktail Movement, ação que convida alguns dos principais bares do Brasil a criarem drinques sem álcool, explorando novas possibilidades da coquetelaria contemporânea.

Nesta edição, dois bares e restaurantes de Belo Horizonte integram a iniciativa com receitas autorais de mocktails - bebidas elaboradas sem adição de álcool:  Terraço Niê e o Montê.

Os drinks exclusivos estarão disponíveis nos cardápios dos estabelecimentos participantes ao longo de todo o mês de agosto, e prometem surpreender o público com combinações sofisticadas, ingredientes inusitados e apresentações marcantes.

“Os consumidores já não enxergam as bebidas alcoólicas como a única opção para os momentos de socialização, mas para isso desejam uma experiência sensorial atrativa e diferenciada.  Nesse contexto, o Mocktail Movement nasceu para incentivar uma nova forma de brindar, mais conectada aos hábitos contemporâneos de consumo, incentivando a criatividade e a combinação de sabores com produtos de alta qualidade”, afirma Thiago Zanon, diretor comercial da Monin Brasil.

A iniciativa acompanha uma tendência já consolidada nos grandes centros urbanos: a busca crescente por bem-estar, moderação e experiências gastronômicas mais conscientes. 

Segundo relatório da IWSR (International Wines and Spirits Record), divulgado em 2025, consumidores que consomem álcool com menor frequência já são maioria em 15 dos principais mercados globais, incluindo o Brasil. A expectativa é que o mercado de bebidas sem álcool cresça entre 4% e 7% ao ano até 2028, somando um incremento de US$ 4 bilhões em valor global.

Em Minas Gerais essa mudança de comportamento já é visível nas cartas de bares e restaurantes, que vêm incorporando drinks autorais sem álcool como parte fixa da experiência, sem abrir mão da complexidade de sabores dos drinks tradicionais com álcool.  

No Brasil

Além de Minas Gerais, participam da ação estabelecimentos de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina, Porto Alegre, Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás e Brasília.