COLÔMBIA

Especial Bogotá: Conheça o El Chato, o segundo melhor restaurante da América Latina

A proposta gastronômica liderada pelo chef colombiano Álvaro Clavijo é uma homenagem aos produtores locais colombianos

Por Lorena K. Martins
Publicado em 26 de maio de 2024 | 11:28
 
 
 

Para quem tem a oportunidade de visitar a capital colombiana, o restaurante EL Chato, aberto em 2017, é uma parada indiscutível no roteiro. O restaurante do chef Álvaro Clavijo, em Bogotá, é o segundo colocado no ranking latino-americano “50 Best” de 2023 e 33º na lista dos melhores endereços gastronômicos do mundo. O motivo? Esse restaurante é um lugar que a gente se sente em casa.

Tem uma playlist irretocável que toca Elton John, Jorge Ben e Simply Red; uma cozinha aberta onde é possível acompanhar todo os preparos de cada um dos pratos elaborados pelo chef e uma decoração descontraída, repleta de potes com fermentados com insumos locais e experiências de sabor que são elaboradas também pelo próprio chef.

Seja à la carte ou no belíssimo menu-degustação que valoriza ingredientes locais, sazonais e que são um convite para conhecer a riqueza de insumos tipicamente colombianos, a comida ali entrega muito sabor, técnica e, a cada etapa, um respeito a pequenos produtores da região que fornecem frutas exóticas, vegetais, moluscos e peixes. Aliás, por causa disso, o cardápio varia conforme a disponibilidade de produtos. Ou seja, bem provável que o menu que comi durante a passagem por Bogotá seja bem diferente daqui uns dias ou semanas. 

E os produtos, em sua maioria, vem de uma propriedade da zona rural que fornece tudo orgânico e fresco, como hortaliças e verduras, que abastecem as receitas do chef. É a fazenda Vida Orgânica que possui mais de 120 espécies no distrito de Montañas de Guasca.

Ao optar pelo menu-degustação, chegam à mesa pratos como delicadas fatias de kiwi e jicama que envolvem a carne fresca de caranguejo, proporcionando uma explosão de frescura e acidez que desperta os sentidos e prepara o paladar para um banquete de sabores inesperados. A sequência de onze tempos segue com pratos como mexilhão verde com coco e mandioca; robalo com pérolas de palmito, tapioca e delicadas rodelas de raiz-forte; e a lagosta acompanhada de um sedoso purê de milho enriquecido com uma pitada de molho de formiga culona, ​​uma verdadeira delícia. 

Desde quando inaugurou o El Chato, Álvaro Clavijo faz questão de bater na tecla que trata-se de um restaurante de “comida boa e saborosa, um lugar onde as pessoas gostariam de voltar várias vezes por semana, em vez de uma vez a cada seis meses”. Para que passou pela cidade, como eu, fica na esperança de voltar em breve para mais uma experiência no El Chato. Talvez seja esse o grande papel no do sucesso. 

Álvaro começou a carreira como lavador de pratos na França e, por sugestão do chef, entrou no mundo da culinária. Ele treinou na escola de hospitalidade Hofmann em Barcelona. Passou pelas cozinhas de vários restaurantes com estrela Michelin em Paris durante 7 anos, 3 anos em Nova Iorque, depois pelo restaurante Noma na Dinamarca e finalmente regressou às origens em Bogotá.

El Chato
Calle 65 # 4-76, Bogotá - Colômbia

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!