Na próxima segunda‑feira (19), a cena gastronômica da capital mineira ganha um toque carioca: o Surubar, do Rio de Janeiro, ocupa as cozinhas e o balcão da Porca Voadora em uma verdadeira troca de influências entre as duas casas. À frente do fogão, a chef Yandara Karuna, sócia e responsável pelas criações do Surubar, apresenta um cardápio que conversa com a tradição dos botequins mineiros.
Entre as apostas, estão petiscos com ingredientes frescos e combinações inusitadas como taco de cupim, com picles e queijo meia cura e a carne de onça com picles e aioli.
No bar, os bartenders Raí Mendes e Pretinho Cereja – nomes à frente das criações que colocaram o Surubar no mapa boêmio carioca – trazem coquetéis autorais. Detaque para o Mangaleta, feito com cachaça branca, purê de manga com malagueta e espuma de gengibre; e Muquira, que leva Campari e tônica de laranja.
O encontro entre as duas casas faz parte de uma parceria que começou com uma incursão da Porca Voadora ao Rio e agora recebe o Surubar em solo belo-horizontino. "Em abril, cozinhei com a equipe do Surubar e foi muito importante e incrível levar a cozinha de Belo Horizonte para outro Estado, ainda mais o Rio de Janeiro, que é um destino que a gente admira. E, agora, será um prazer recebê-los de volta", disse Bruna Rezende, chef e sócia do bar A Porca Voadora.
Para a noite, ela prepara também um menu especial que contempla pratos como bochecha de boi, purê de batata e chips beterraba além do molho romesco com nozes e alho poró confitado.
Para fechar o time, o bartender Túlio D’Angelo, do famoso bar Palito, da Galeria São Vicente, apresenta sua mais recente criação, eleito por ele como “o favorito do momento”.
A “invasão” do Surubar na Porca Voadora celebra a troca gastronômica e o diálogo criativo entre duas capitais brasileiras.
Serviço:
Data: Segunda-feira, 19 de maio
Horário: A partir das 18h
Local: Porca Voadora — Rua do Ouro 1709, Bairro Serra, Belo Horizonte/MG
Evento por ordem de chegada. Não serão aceitas reservas.