Milho, vatapá, feijão tropeiro, sarapatel, canjica, pé de moleque, bolo de fubá e outros tantos pratos não faltam na mesa do brasileiro durante as festas de São João no Brasil – que se estendem até julho, nas famosas “festas julinas”.  Para os amantes de cerveja, a boa notícia é que há inúmeras possibilidades de harmonização com os pratos típicos do período.

A sommelier de cervejas do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino, explica que, nessa união, o paladar é quem decide, pois a complexidade de sabores dos pratos tradicionais permite diversas abordagens de harmonização. "Combinar pratos típicos com cervejas é uma experiência sensorial muito divertida e que apresenta inúmeras possibilidades", afirma Ana Paula. Ela detalha que "a ideia é compreender as particularidades de cada prato para harmonizar - pela semelhança ou contraste - de acordo com as características únicas que cada cerveja possui, como teor alcoólico, intensidade, dulçor e carbonatação". A chave, segundo a especialista, "é o equilíbrio para que um não sobreponha ao outro". 
Confira a seguir algumas sugestões de harmonização da especialista com pratos típicos das festas juninas e julinas:  
 
Pratos típicos como feijão tropeiro, sarapatel, vaca atolada ou canjiquinha, que acabam sendo mais gordurosos e temperados, harmonizam melhor com aquelas cervejas de corpo médio e amargor suficiente para balancear os sabores. Nesse caso, os rótulos Black Princess Gold, Black Princess Back to the Red, Petra Aurum e Cacildis são uma excelente pedida pela alternância entre o dulçor maltado e o amargor moderado, proporcionando contraste e limpeza de paladar.

A carbonatação das cervejas black, por exemplo, ajudam a limpar a sensação de gordura do sarapatel, deixando a experiência mais leve.  
  
A suavidade de milhos, pamonhas e amendoins formam combinação perfeita com cervejas leves e pouco amargas 
Cervejas como as American Lagers Itaipava, Crystal e Lokal acompanham perfeitamente pratos com intensidade semelhante, como milho cozido, pamonha salgada, amendoim e macaxeira. Quando o milho é assado, com presença de tosta, a Petra Premium escura consegue complementar os sabores com suas notas de malte tostado.

Pratos com especiarias

Receitas ricas em temperos, como vatapá, caruru ou pamonha recheada, pedem cervejas com maior expressão sensorial. Rótulos como Black Princess APA-82 e a Let’s Hop, que possuem amargor e notas cítricas, são ideais para equilibrar pratos untuosos ou condimentadas. Já a Black Princess Doctor Weiss, Petra Weiss e Ditriguis, todas com base de trigo, combinam trazendo complexidade e realçando sabores de especiarias graças a seus aromas típicos de cravo, coentro e pimenta-da-Jamaica.  
 
Sobremesas ganham mais sabor com perfis maltados. Bolos de fubá, mungunzá e arroz-doce combinam com cervejas com perfil maltado. A Black Princess Tião Bock, com notas tostado e caramelo, provenientes de sua composição de maltes e a delicada nota de rapadura, intensifica o dulçor dessas deliciosas sobremesas e eleva a sensação de cremosidade da cerveja no paladar. Para cocada, a Ditriguis oferece contraste ao dulçor com leveza e refrescância, enquanto a Petra Stark Bier, com teor alcoólico e sabor maltado mais pronunciado, intensifica o sabor do coco e agrega mais camadas ao paladar.

Uma combinação improvável merece destaque? Doce de abóbora cristalizado com a Black Princess Miss Blonde. O dulçor do doce realça as características da cerveja, enquanto as notas da fermentação Ale desta cerveja estilo Belga ressalta o sabor da sobremesa, resultando em uma harmonização bem-sucedida.