Agosto está começando e a primeira sexta-feira do oitavo mês do ano, dia 1º neste 2025, é marcada por uma comemoração, que entrou no calendário de mais de 80 países na primeira década deste século, mais precisamente em 2007. Estamos falando do Dia da Cerveja, ideia que nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, a partir de uma reunião de amigos para celebrar a bebida. Não demorou para o evento ganhar o mundo.

Aproveitando a deixa para quem já lê essa matéria com água na boca, O TEMPO preparou uma lista com quinze locais em Belo Horizonte onde não só é possível festejar o Dia da Cerveja como, claro, degustar uma boa variedade de cervejas artesanais. Minas Gerais é um dos mais conhecidos polos de fabricação da bebida e a capital não deixa a desejar quando o assunto é local para beber cerveja. Então, deixe de conversa, já confira algumas dicas e prepare seu lugar na mesa.

The Bridge

(Rua dos Timbiras, 834, Funcionários)

Pub com decoração tipicamente inglesa, oferece boas opções de chopes artesanais em um ambiente que também tem no cardápio pratos como fish and chips. Com cachecóis de diversos clubes e um telão, é um bom lugar para acompanhar jogos de futebol. Oferece música ao vivo, um bom acompanhamento para quem está provando sua cerveja.

Capa Preta

(R. Antônio de Albuquerque, 382, Savassi)

Originalmente uma taphouse (espaço no qual o próprio consumidor serve seu chope), o local tem muitos rótulos das cervejas Capa Preta, entre elas a famosa IPA Melon Collie, que podem ser degustadas com petiscos e sanduíches. No local também são vendidas latas e garrafas das cervejas.

Octopus

(R. Tomé de Souza, 600, Savassi)

Com uma decoração mais do que especial, com cadeiras de praia colocadas na areia nos fundos de uma antiga casa, bem charmosa, a Octopus tem, na decoração, todo o maquinário com o qual são produzidas as cervejas. A carta é ampla e variada e inclui a cerveja de cannabis. Para acompanhar, muitas opções de petiscos.

Querida Jacinta

(R. Grão Pará, 185, Santa Efigênia)

O galpão, com uma decoração especial, onde são oferecidas opções de almoço e também é uma alternativa para a noite, tem, em sua cartela de cervejas duas produzidas pela casa: a IPA Querida,com tons cítricos, e a Jacinta, uma amber lager com uma levada de caramelo, entre outras opções. 

Espaço Artéza

(R. Cuiabá, 302, Prado)

Espaço dedicado para a comercialização da cerveja que tem o mesmo nome, oferece uma carta bem interessante de bebidas feitas em casa. Em um quintal bem aconchegante e informal, é possível degustar boas opções do portfólio. O local oferece também um cardápio de petiscos.

Stadt Jever

(Avenida do Contorno, 5.771, Funcionários)

Casa tradicionalíssima, fundada em 1983 já como um pub e com direito a comida alemã e rock, o Stadt Jever resistiu ao tempo e hoje tem cervejas com seu rótulo e de excelente qualidade, especialmente a West Coast IPA. No local, são servidos chopes de fabricação própria, uma ótima opção em um ambiente convidativo.

Fazenda Cervejeira

(Rua Alcobaça, 1.120, São Francisco)

Como o próprio nome denuncia, o restaurante tem uma proposta muito interessante e completamente diferente. Além das ótimas opções de chope, produzidos pela Stadt Jever, a Fazenda Cervejeira tem uma pequena plantação de lúpulo, que pode ser visitada pelos clientes. O espaço conta com ambientes externos e outros cobertos, que dão um tom especial.

Galpão Flor do Campo

(R. Cel. Otávio Diniz, 449, Santa Efigênia)

Espaço aconchegante que oferece não só chopes artesanais de rótulos diferenciados, como outros de fabricação própria, o Galpão Flor do Campo tem um quintal, onde fica o maquinário de produção de cervejas, e um espaço fechado que recebe, mensalmente, uma confraria cervejeira, com degustação de rótulos com harmonização especial. 


Puxadinho

(R. São Domingos do Prata, 453 B, Santo Antônio)

Um ‘bar de espera’, ligado ao restaurante Cozinha Santo Antônio, o Puxadinho é um quintal, pequeno, mas muito charmoso e acolhedor, e que oferece não só os pratos de seu vizinho como uma carta de cervejas da Verace. Os chopes artesanais da marca são variados e servidos em um ambiente descontraído e convidativo.


100% Malte

(Av. José Cândido da Silveira, 725, Cidade Nova)

O bar nem parece que está em uma avenida movimentada e oferece mesas e cadeiras em meio a um ambiente bem aconchegante, com várias opções de petiscos, além de música ao vivo. Mas a atração é a carta de chopes, que traz rótulos de várias cervejarias mineiras e são oferecidos nas opções de 300ml e 500ml.

Cervejaria Viela

(Mercado Novo de Belo Horizonte, na Av. Olegário Maciel, 742, 2° andar – Loja 2.189, Centro)

Localizado em um dos endereços mais concorridos do momento na capital mineira, a cervejaria oferece dez torneiras, com estilos diversos de cerveja, que são adquiridas por fichas e em um ambiente com aquela “cara” de um bar antigo, o que torna o espaço ainda mais atraente.

Cervejaria Cultura

(Rua Itapeva, 115, Concórdia)

Com várias opções de chopes artesanais na torneira, e de diversos estilos, além de uma tábua de degustação, o espaço, muito acolhedor, abre espaço também para a música ao vivo e oferece pratos e diversas opções de petiscos. Na carta de chopes, algumas produções próprias.


Chopp da Fábrica

(Unidade Pampulha - Av. Otacílio Negrão de Lima, 2.733 - São Luiz)

(Unidade Santa Efigênia - Av. do Contorno, 2.736 - Santa Efigênia)

Local associado ao mexidão e aos petiscos e muito procurado desde sua criação para o fim de noite, o bar e restaurante abriu espaço para uma boa carta de cervejas artesanais, divididas por vários estilos e torneiras. De quebra, ainda tem a pilsen e a APA de fabricação própria.

Protótipo

(Rua Professor Galba Veloso, 206, Santa Tereza)

Espaço que já mudou de formato ao longo dos anos, mas sempre como um local onde era possível experimentar vários rótulos de cerveja artesanal, hoje oferece 18 torneiras, que servem copos de 300ml e com opções de petiscos em um ambiente muito agradável.

Planeta Lúpulo

(Av. Guarapari, 108, Santa Amélia)

Com várias opções de rótulos de cervejas artesanais e um espaço amplo, onde também são vendidas uma variedade imensa de garrafas e latas, também oferece muitas opções de comidas para acompanhar a experiência cervejeira.