Aqui está uma receita que parece difícil, mas é fácil, impressiona e já caiu no gosto popular: strogonoff. Esse prato tradicional, de origem russa, consiste basicamente em carne preparada em um molho cremoso e saboroso, à base de creme de leite.

No vídeo abaixo, o chef Felipe Rameh explica todos os detalhes para a receita, como, por exemplo, dourar a carne e flambá-la em conhaque (ou cachaça ou uísque) garantindo mais  aromas. "É um prato que faz carinho por dentro", diz Rameh.

Ah, e dá para inovar no acompanhamento também: a sugestão é servir o strogonoff com uma baroa-palha no lugar da batata tradicional.

RAMEH COZINHA 
O chef Felipe Rameh apresenta, quinzenalmente, uma receita nova no jornal O TEMPO, na coluna Receitas do Rameh. Além disso, o chef oferece um curso online para te ensinar a cozinhar e selecionar os ingredientes corretos em videoaulas. No projeto Rameh Cozinha, o mineiro busca repassar mais do que “apenas” receitas e técnicas, mas a sua filosofia no exercício do ofício que abraçou, há mais de 20 anos, e que se estrutura sobre pilares como a cozinha afetiva e a sustentabilidade. “Dar aula é algo que faço há 15 anos, cheguei a ter 150 alunos presenciais”, conta ele.

Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o projeto.


ASSISTA AO VÍDEO COM A RECEITA DE STROGONOFF COM BAROA-PALHA

Direção de arte: Daniel Batista

INGREDIENTES
Para o Strogonoff

300 g de baby beef
60 g de tomate pelati
Sal e pimenta-do-reino a gosto 
120 mL de creme de leite fresco 
10 g de mostarda dijon
1 dente de alho 
½ cebola média
40 mL de conhaque
20 g de manteiga
80 g de cogumelo Paris fresco

Para a baroa-palha
200 g de batata-baroa 
500 mL de óleo de milho ou girassol

MODO DE PREPARO
BAROA PALHA

Corte a baroa em lâminas finas e na sequência em “julienne” (tiras finas e longas). Aqueça o óleo numa panela e frite a baroa em temperatura um pouco mais baixa, aproximadamente 165ºC, até que esteja bem dourada e crocante. Escorra bem, disponha sobre papel absorvente e finalize com uma pitada de sal.

STROGONOFF
Corte a carne em cubos, tempere com sal e pimenta-do-reino e doure-a em uma frigideira de ferro, com fogo bem alto, na manteiga. Retire a carne, acrescente um pouquinho mais de manteiga e doure levemente o alho e a cebola cortados finamente. Retorne a carne dourada para a panela. Com muito cuidado, flambe com o conhaque. Em seguida, acrescente: o tomate pelati, o creme de leite fresco, a mostarda Dijon, os cogumelos partidos ao meio e uma pitada de sal, caso necessário. Deixe ferver em fogo baixo durante um minuto e reserve.

MONTAGEM
Disponha o strogonoff fumegante no fundo do prato e finalize com a baroa palha bem crocante.

CONFIRA OUTRAS RECEITAS PREPARADAS PELO CHEF FELIPE RAMEH
- Batata frita rústica sequinha
- Bife a cavalo com farofa de banana da terra
- Bife à parmegiana


O chef
Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen. De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues, além do recente Alma Chef. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT).

Leia também: Veja três receitas sem carne do chef Felipe Rameh