Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Vereadores de BH ‘dissolvem’ base de Kalil para poder barganhar melhor

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Thu Jul 13 03:00:00 GMT-03:00 2017

Vereadores de BH ‘dissolvem’ base de Kalil para poder barganhar melhor

A base do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), na Câmara Municipal começa a se fragmentar. Se antes, o prefeito contava com o apoio de 33 dos 41 parlamentares, agora eles podem começar a dar algum tipo de trabalho ao governo. Além da base, existem outras quatro alas na Casa. E a tendência é a de que esse número aumente. Com isso, a PBH vai ter que articular, e muito, o andamento de temas na Câmara.

Um dos grupos a serem lançados vai contar com cerca de sete parlamentares. O líder deve ser o vereador Wellington Magalhães (PTN). Porém, quem vai fazer ou não parte dessa ala ainda está sendo discutido. Mas os nomes dados como certos por interlocutores são os de Autair Gomes (PSC), Bim da Ambulância (PSDB), Juliano Lopes (PTC) e Flávio dos Santos (PTN).

De outro lado, deve ser anunciado oficialmente nesta quinta-feira (13) o Bloco Câmara Independente, que é composto, inicialmente, por oito vereadores. Eles já têm suas diretrizes prontas, como a de decidir colegiada e democraticamente os assuntos e as pautas do Legislativo. O líder vai ser Reinaldo Gomes (PMDB). Fazem parte dessa frente a vereadora Nely (PMN) – que foi uma das articuladoras da formação da ala –, Preto (DEM), Catatau da Itatiaia (PSDC), Pedro Bueno (PTN), Pedrão do Depósito (PPS), Edmar Branco (Avante) e Carlos Henrique (PMN).

Há a expectativa de que esses dois grupos, que tem vários de seus integrantes que hoje fazem parte da base de Kalil, caminhem lado a lado em votações na Casa. Segundo interlocutores, isso não quer dizer que vão deixar de votar junto com o governo, mas podem exercer pressão e negociar diretamente com o Executivo questões de seu interesse. Isso porque, segundo vereadores ouvidos pelo Aparte, a PBH tem mantido diálogo com o Legislativo, mas deixou de cumprir acordos após a aprovação da reforma administrativa, como a liberação de obras comunitárias.

Já na última semana, antes da divisão da base, seis vereadores lançaram a Frente de Ideias. Não há comprometimento de eles votarem juntos em plenário, mas sim de apresentarem determinadas ideias e participarem de ações conjuntas. Fazem parte da ala Doorgal Andrada (PSD), Gabriel Azevedo (PHS), Irlan Melo (PR), Mateus Simões (Novo), Osvaldo Lopes (PHS) e Rafael Martins (PMDB).

Ainda há a bancada de esquerda da Casa, formada por PT, PSOL e PCdoB, que tem cinco parlamentares. Desde o início do ano eles atuam, na maioria das vezes, em conjunto. Diante dessa pulverização de blocos, é dito que Kalil vai ter que articular muito para os temas da PBH serem aprovados. Certo é que discussões não vão faltar. (Fransciny Alves)

Lacerda “candidatíssimo”

A assessoria de imprensa do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda entrou em contato com a coluna para rebater a informação de que Lacerda não tentaria a reeleição do comando do PSB de Minas Gerais. Como o Aparte informou, o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, veio à capital mineira na última segunda-feira, e durante reunião da executiva estadual, foi decidido que o ex-prefeito não vai disputar o comando da legenda para dedicar-se integralmente às eleições de 2018, já que é tido como pré-candidato ao governo de Minas. No entanto, a assessoria informou que, diferentemente do que foi informado à coluna por membros da própria agremiação, Lacerda continua “candidatíssimo” ao cargo. Segundo a assessoria, haverá esforço para a construção de uma chapa única.

R$22 mil

É quanto a Prefeitura de Abadia dos Dourados, na região do Alto do Paranaíba, vai gastar para comprar marmitas para a Secretaria de Obras e Serviços. Cada refeição vai custar R$ 11.

Trombada

A deputada estadual Marília Campos (PT) e o prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB), travaram anteontem um embate na Cidade Administrativa. A discussão ocorreu durante reunião do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que iria deliberar sobre o zoneamento urbano da região da lagoa Vargem das Flores. Na prática, com o zoneamento, estaria liberada, por exemplo, a construção de prédios na região. Quando foi prefeita de Contagem, Marília era contra esse zoneamento, afirmando que poderia acarretar um crescimento desordenado. Os dois discutiram durante a reunião, e a decisão sobre o tema acabou sendo adiada, como Marília havia pedido. Após o fim do encontro, pessoas presentes disseram que o prefeito, exaltado, foi até a deputada e afirmou que ela não era mais prefeita de Contagem e, por isso, não deveria intervir nesses assuntos. Marília, que estava na reunião como representante da Assembleia Legislativa, não manifestou reação. 

PSDB reúne-se de novo

Pressionado por correligionários, o presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), convocou uma reunião da executiva do partido para esta quinta-feira. Ele pretende referendar sua proposta de convenção do partido em agosto para definir o novo comando do PSDB. Tasso assumiu interinamente a presidência do PSDB após Aécio Neves se afastar por denúncias de corrupção. Tucanos como João Doria, prefeito de São Paulo, querem que ele assuma definitivamente. A convenção decidiria isso e renovaria toda a executiva nacional. Em reunião de líderes na segunda-feira, Tasso surpreendeu tucanos ao anunciar à imprensa a convenção, sem consulta prévia à executiva.

Sentido!

FOTO: Reprodução / vídeo

O deputado federal e candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi flagrado cochilando na sessão da Câmara dos Deputados na noite da última terça-feira. Em vídeo divulgado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, Bolsonaro deixa a cabeça pender, lentamente, até encostar na bancada a sua frente. Enquanto cochilava, seu filho Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) mexia com o celular. 

O que achou deste artigo?
Fechar

Vereadores de BH ‘dissolvem’ base de Kalil para poder barganhar melhor
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View