Propostas

João Vítor quer replicar modelo de revitalização do Centro em outras regionais

Candidato do Cidadania afirma que as demais localidades da capital sofrem com os mesmos problemas atualmente enfrentados na região central

Por Sávio Gabriel
Publicado em 11 de novembro de 2020 | 13:12
 
 
 
normal

Caso seja eleito, o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte João Vítor Xavier (Cidadania) afirma que vai replicar nas demais regionais da cidade as medidas de revitalização que ele pretende viabilizar na área central. O postulante destaca que todos os problemas existentes no Centro também são comuns a outras localidades da capital, reforçando que há projetos específicos para alavancar o desenvolvimento de cada uma das nove regionais.

“Todas essas questões que nós vivemos de maneira potencializada no Centro também se refletem em outras regiões da cidade”, diz, fazendo o comparativo com a região do Barreiro. “Se sofremos com cracolândia, com violência, com tráfico de drogas a céu aberto no Centro, muita gente não sabe, mas essa é uma realidade que acontece também na região do Barreiro”, explica, complementando que há problemas de urbanismo em todas as regionais de Belo Horizonte.

Nesse contexto, o candidato do Cidadania lembra que as regionais são “cidades dentro da cidade (de Belo Horizonte)”. “As mesmas premissas que temos de planejamento urbanístico, de reorganização da cidade no Centro, a gente pensa isso também para outras regiões da cidade. A realidade é muito semelhante, muito parecida, e o que se aplica ao Centro hoje também pode ser aplicado em outras regiões”, reforça, ponderando que o fluxo de pessoas na região central é naturalmente superior ao de outras localidades.

Ainda no Barreiro, ele vai discutir a viabilização da linha 2 do metrô, que chegaria até a região. “Pretendo discutir não como promessa (de tirar do papel), mas como alguém que compreende a realidade do dinheiro federal que está à disposição, que há um compromisso e um termo assinado com Belo Horizonte. Acredito que é papel do prefeito discutir para que isso saia do papel e venha para a cidade”. O trecho vem sendo debatido há 20 anos, mas as obras nunca começaram.

João Vítor destaca ainda que a requalificação do hipercentro, uma das bandeiras de sua campanha, passa também por mudanças em bairros localizados na região Noroeste, a exemplo do Bonfim, Carlos Prates e Padre Eustáquio. Ainda na região, ele já defendeu a revitalização da Lagoinha por meio de parceria com a iniciativa privada numa forma de estimular a geração de emprego, a atração de investimentos e de moradores para a localidade.

No caso da região Leste, o candidato tem, entre outras medidas, um projeto que passa pela revitalização do polo gastronômico do Santa Tereza e também pela requalificação da rua Sapucaí, no Floresta. Ambas as medidas devem ser viabilizadas por meio de parcerias com a iniciativa privada e, segundo João Vítor, devem atrair investidores para o local.

Já na região de Venda Nova, o concorrente à prefeitura menciona intervenções de infraestrutura na avenida Vilarinho, que há anos sofre com as enchentes que atingem a capital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!