Recuperar Senha
Fechar
Entrar

HERÓI FORA DAS QUADRAS

Após leucemia, Sintini dá exemplo com associação voltada à pesquisa sobre doença

No seu momento de fragilidade, jogador italiano do Trentino (ITA) teve a ideia de criar a Associazione Giacomo Sintini

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
PUBLICADO EM 20/10/13 - 11h46

Esporte e superação são duas coisas que sempre parecem andar juntas. E neste Mundial de Clubes de vôlei, um atleta em especial tem uma história que prova isso. Após um susto em junho de 2011, quando teve diagnosticada uma leucemia, o levantador Giacomo Sintini, de apenas 34 anos, decidiu que não se deixaria abater pela doença e foi além. No seu momento de fragilidade, o jogador italiano do Trentino (ITA) teve a ideia de criar a Associazione Giacomo Sintini e assim o fez.

Com um ano de vida, a associação, sediada na cidade de Perúgia (ITA), tem como objetivo angariar fundos para a pesquisa sobre a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos produzidos pela medula óssea. "A ideia de criar a associação surgiu quando eu fiquei doente, porque, quando eu melhorasse, eu gostaria de ajudar a quem me ajudou", explicou o jogador.

Recuperado desde 2012, Sintini conta que uma de suas maiores preocupações era manter o mesmo nível no vôlei após a doença para mostrar para as pessoas que passassem pela mesma situação que valia à pena acreditar. "Era importante que eu continuasse a jogar o vôlei em alto nível para mostrar às pessoas que era possível jogar em alto nível".

Em 11 meses, a Associazione Giacomo Sintini arrecadou cerca de 110 mil euros, o equivalente a R$ 325.501,00. O levantador admite a dificuldade em levantar doações, mas afirma que ainda assim consegue atingir muitas pessoas com a iniciativa. "É díficil fazer um projeto a nível mundial. Se eu jogasse um esporte como futebol ou tênis, talvez fosse mais fácil, mas, ainda assim, consigo alcançar muita gente com o projeto", disse Sintini, que, no entanto, já mexe os seus "pauzinhos" aqui no Brasil.

"Por enquanto, o projeto só funciona na Itália. Mas conversei com o Dante (ponteiro da seleção brasileira), que me apresentou um dirigente e vou visitar um hospital em Belo Horizonte voltado a atender crianças com câncer", revelou o jogador.

Carismático, o italiano aproveitou ainda para deixar uma mensagem para as pessoas que hoje lutam contra o câncer. "Sei o que as pessoas estão sentindo neste momento. Parece que não vai melhorar, mas digo que é possível. Posso dizer que sempre é possível", concluiu.

A Associazione Giacomo Sintini possui uma página no Facebook, na qual dá detalhes sobre as principais ações da entidade.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

HERÓI FORA DAS QUADRAS

Após leucemia, Sintini dá exemplo com associação voltada à pesquisa sobre doença
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View