O brasileiro acessa o WhatsApp, principalmente, da cama. É o que apontam os primeiros resultados de um levantamento feito a partir das respostas de 1.400 usuários em todo o país. Mais da metade (65%) dos brasileiros dizem usar frequentemente a essa rede social antes de dormirem, e 50%, sempre ao acordarem.
Entre as outras ocasiões apontadas pelos participantes também se destacam comendo sozinho (47%) e assistindo à TV (45%). No trabalho, a ferramenta é usada por (60%) dos pesquisados e o e-mail, por (20%).
“Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa,” explica Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Para mapear o comportamento dos usuários e as preferências em relação ao aparelho e à operadora, o Grupo Croma, por meio do Croma Insights, lançou um painel contínuo que medirá as transformações e as tendências do mercado móbile no Brasil.
A coleta dos dados é feita mensalmente. A cada trimestre, haverá leituras consolidadas sobre os principais pontos de experiência de compra e uso de celulares.
A pesquisa mostra ainda que o WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros em todas as situações, na frente do Facebook e do Instagram.
Para as empresas adquirirem mais dados do estudo e o diagnóstico completo é preciso fazer uma assinatura anual. O Mobile Trend dá direito a quatro relatórios por ano sobre o mercado de móbile no Brasil.
“O mais interessante são as análises customizadas e os filtros opcionais, como o Behavioral, que monitora hábitos sem fazer perguntas ao entrevistado, e o Geoloc, que avalia o comportamento em função da localização”, diz Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
Segundo ele, o mercado brasileiro precisava de um painel contínuo e acessível às empresas.