O termo “dad bod” (corpo de pai, em tradução literal) era inexistente no léxico da internet até 30 de abril, quando a universitária norte-americana Mackenzie Pearson, 19, escreveu uma matéria para o jornal da faculdade “Clemson Odyssey”, intitulado “Por que as Mulheres Amam o Dad Bod”. O argumento da estudante era que as mulheres se sentem mais atraídas pelos homens cujos corpos são “um equilíbrio entre a pança de cerveja e o tanquinho” do que pelos homens que têm o físico impecável.
“O dad bod diz: ‘Eu vou para a academia ocasionalmente, mas eu bebo muito nos fins de semana e gosto de comer oito fatias de pizza de uma só vez’. Não é um cara obeso, mas não é alguém com a barriga tanquinho”, esclarece Mackenzie em seu artigo.
A avaliação da universitária parece ter sido acertada, uma vez que, o seu texto viralizou. Em menos de um mês, o dad bod foi tema de reportagens de veículos como “New York Magazine”, “GQ” e “Washington Post”. Respostas à declaração da universitária que decreta que mulheres “não querem um homem que as faça sentir inseguras com seu corpo” e à teoria de que ficar ao lado de um homem sarado é garantia de se sentir insegura começaram a pipocar nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas debatiam se o dad bod deve ser motivo de orgulho ou vergonha, outros expressaram sua preocupação sobre a importância da imagem corporal.
O QUE É UM DAD BOD? Apesar da definição oferecida pela universitária, há algum debate sobre o que é, exatamente, o dad bod. Para o site Vox, a ideia foi construída sobre a teoria de que, uma vez que o homem se casa e tem um filho, ele não precisa se preocupar em manter o corpo.
O jornal “Washington Post” vai mais longe e oferece critérios mais rígidos sobre o que é o dad bod. Para eles, só tem o dad bod homens de 20 e 54 anos cujo Índice de Massa Corporal (IMC) fica entre 25 e 29 (o número representa quem esta acima do peso, mas não é obeso).
Levando em conta a definição do jornal, 34,6% dos homens brasileiros se encaixariam no novo ideal de beleza, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Mulheres mostram o ‘mom bod’
Se sentindo de fora do movimento que celebra o corpo masculino que não é definido, algumas mulheres têm aproveitado a tendência para comemorar o chamado “mom bod” (corpo de mãe, em tradução literal).
Posando ao lado de seus filhos e deixando bem à vista marcas da gravidez, como pele flácida, estrias e celulites, elas postam imagens nas redes sociais com a hashtag #mombods e se unem ao movimento masculino.