Pelo Avesso

Eugenia: conheça a história da 'ciência' que endossou o racismo no século XX

Novo podcast de O TEMPO retrata movimento que hierarquizava seres humanos, justificou segregação racial e influenciou Hitler


Publicado em 11 de agosto de 2021 | 05:00
 
 
 
normal

Charles Darwin (1809-1882), grande naturalista inglês que escreveu ‘A Origem das Espécies’, tinha um primo que também foi cientista. O nome dele era Francis Galton (1822-1911) e ele foi o criador da eugenia, campo do conhecimento que uniu matemática, estatística, biologia e estudos sobre hereditariedade com o objetivo de melhorar a raça humana.

Galton partia do pressuposto de que havia seres humanos superiores e inferiores, e que era possível estimular a reprodução dos primeiros e inibir a dos últimos. A eugenia se difundiu pelo mundo nas primeiras décadas do século XX. Nos Estados Unidos, por exemplo, ela justificou a segregação racial. Na Alemanha, influenciou Hitler.

Neste episódio, colaborações de Vanderlei Sebastião de Souza, professor da Unicentro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste, do Paraná; Leonardo Dallacqua de Carvalho, historiador e pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão; Pietra Diwan, doutora em História pela PUC-SP, autora do livro “Raça Pura: Uma história da eugenia no Brasil e no Mundo” (Editora Contexto); e Pedro Burini, codiretor do filme “Trilha dos Ratos - A Fuga de Nazistas para América” e autor do livro “O Anjo da Morte em Serra Negra”.

Na primeira temporada, o podcast Pelo Avesso conta a história da eugenia e seus efeitos no Brasil.

Pelo Avesso é uma produção em parceria com O TEMPO e tem apoio do Instituto Serrapilheira, que financia a pesquisa e divulgação científica no país. Serão sete episódios, publicados quinzenalmente, sempre às quartas-feiras. 

Ouça onde preferir: RSS Feed, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Amazon Music.

Clique aqui e ouça o segundo episódio. Ouça também o terceiro, aqui.

*Especial para O TEMPO.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!