Conforme anunciado há menos de um mês, o Instagram está permitindo que usuários ocultem o contador “Curtir” das publicações. A contagem de curtidas do Instagram foi desativada no Brasil em junho de 2019 e o retorno ainda está em fase de testes.

A nova atualização da plataforma também permite ocultar os likes de posts específicos já publicados. Também está permitida incluir uma nova foto no momento da publicação. 

Veja como ocultar os likes:

1. Número de curtidas: Abra o app e toque no seu avatar para abrir o perfil. Então, vá no menu que tem 3 listras, na parte superior da tela;

-  Abra o menu, clique em "Configurações" e vá  para "Privacidade";

- Entre no menu "Publicações" e ative o recurso "Ocultar os números de curtidas e de visualizações".

Personalizando qual postagem terá comentários ocultados:

- Durante a postangem vá em "Configurações avançadas" e ative o recurso "Ocultar o número de curtidas e de visualizações dessa publicação".

Esconder número de curtidas de um 'post' já publicado:

- Toque nos três pontinhos de opções que aparece na publicação e selecione a opção "Ocultar número de curtidas".

Ativando as curtidas:

Para voltar a exibir o número de curtidas após desativar o recurso, basta repetir o processo inverso deste tutorial.

Saúde mental

As alterações ainda em teste do Instagram têm como objetivo preservar a saúde mental dos usuários, conforme justificado pela própria plataforma. Em 14 de abril deste ano, a rede social disse a mudança seria para aliviar a pressão sobre as pessoas que buscam a aprovação de outras.

A plataforma disse à epoca, ainda, que se o experimento em andamento no Instagram for bem-sucedido, a capacidade de ocultar “curtidas” pode ser permanente e até mesmo estendida ao seu proprietário, o Facebook.

“Algumas pessoas acharam benéfico, mas outras queriam ver o contador de ‘Curtidas’ para rastrear os mais populares”, disse um porta-voz do Facebook à AFP.

A contabilização de “curtidas” em postagens de mídia social pode ser visto como um sinal de status ou riqueza, levantando questões de saúde mental.

Especialistas dizem que a busca insaciável por “likes” pode ser viciante e ter efeitos devastadores, especialmente para os mais jovens.

Na ocasiaão do anúncio da mudança no Instagram, o Facebook disse que tem trabalhado com especialistas para entender como ajustes de design - como o que está sendo testado no Instagram - podem ajudar no bem-estar dos usuários, dando-lhes controle sobre como desejam interagir com o serviço.

Com AFP