Dia 2 de fevereiro

Iemanjá: conheça a origem, cores, nomes e números da Rainha do Mar

Nome da divindade vem da língua Iorubá e significa algo como “Mãe dos Peixes


Publicado em 02 de fevereiro de 2022 | 13:02
 
 
 
normal

Na música “Janaína”, o compositor e músico Otto logo anuncia: “Dia 2 de fevereiro / Dia de Iemanjá”. Dorival Caymmi também lembra da data em uma composição de 1957 na qual anuncia uma festa no mar no dia de celebração da divindade. Mas, afinal, você sabe quem é Iemanjá e quais são os outros nomes dela? Também sabe quais são as causas dela e qual santa católica é utilizada para representá-la?

Essas e outras dúvidas serão respondidas nesta matéria, que ainda responderá outras perguntas, tais como a origem, a cor e o número da divindade de religiões de matriz africana. Leia até o fim e fique por dentro!

Quem é Iemanjá?

Iemanjá, também conhecida por Yemoja, é um orixá feminino cultuado em religiões de matriz africana, como Candomblé e Umbanda. O nome da divindade vem da língua Iorubá e significa algo como “Mãe dos Peixes.” Na etimologia, Yèyé significa mãe, ọmọ, filhos, e ẹja, os peixes.

Além disso, ela é considerada a mãe de todos os orixás. Também conhecida como Rainha das Águas, na Nigéria, no estado de Oxum, ela é cultuada na nascente do rio Ogun que deságua no mar. 

No Brasil, a divindade está associada aos mares e ao amor romântico. Todos os anos, pescadores e devotos das religiões fazem preces e mandam flores e oferendas para Iemanjá pedindo proteção na praia de rio Vermelho, em Salvador, na Bahia

De quem Iemanjá é padroeira e quais são as causas dela?

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

O orixá feminino ainda está associado às causas da fertilidade feminina e do amor romântico. Dessa forma, muitas vezes ela é invocada para auxiliar em algum parto complicado ou para se conseguir um amor. 

Quais são os nomes de Iemanjá?

Iemanjá se apresenta geralmente de cabelos longos, pele alva e trajando um vestido azul claro. Entretanto, e por estar associada à água, em constante movimento, sua aparição pode variar de acordo com a cultura de cada povo que a reverencia.

Por causa disso, a deusa recebe diferentes nomes, tais como Janaína, Inaê, Ísis, Dandalunda, Mucunã, Sereia do Mar, Rainha do Mar, Maria, Marabô e Princesa de Aiocá.

Qual é o dia de Iemanjá?

O dia de Iemanjá é  comumente celebrado em 2 de fevereiro. Na ocasião, pescadores e devotos das religiões fazem preces e mandam flores e oferendas para Iemanjá pedindo proteção na praia de rio Vermelho, em Salvador, na Bahia

Além disso, as celebrações em homenagem à deusa ocorrem nos dias 15 de agosto e 8 e 31 de dezembro. O dia do culto à Rainha do Mar é sábado.

Quais são as cores de Iemanjá?

Quatro cores estão relacionadas a rainha do mar. São elas o branco, o azul-claro, o verde e o prateado. 

Quais são os números de Iemanjá?

Os números da sorte da Princesa do Mar são os 3,4 e 9.

O que significa a palavra Odoyá?

A saudação a Orixá Iemanjá e significam Mãe das águas. Odoyá é celebrada como filha de Olokun a divindade dos mares, essa simbiose lendária foi enaltecida no processo da diáspora africana resultando na assimilação de Iemanjá dos atributos da água salgada, sendo o motivo para a sua associação aos mares no Novo Mundo.

Qual santa católica Iemanjá corresponde?

Janaína corresponde a diferentes apresentações de Nossa Senhora no sincretismo religioso. Dentre elas, estão Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora das Candeias, que são celebradas no dia 2 de fevereiro também, além de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e a própria Virgem Maria.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!