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BH ganha primeiro festival da moda

Mood acontece até o próximo sábado com cerca de 80 atividades culturais, como palestras, oficinas, desfiles e bazares; leia mais


Publicado em 21 de novembro de 2019 | 03:00
 
 
 
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Não faltam boas ideias para que alguns articuladores culturais promovam a cidade, de fato, como uma capital referência na moda e que fomente, economicamente, ainda mais o setor que gera 28.200 empregos atualmente. Essa é uma das funções do Mood – Festival de Moda de Belo Horizonte que chega, ainda tímido, com a sua primeira edição reunindo quase 80 ações gratuitas até sábado.

Não se trata, entretanto, de um evento de tendências ou que promova imagens instagramáveis como em um desfile de moda. O intuito da moda, aqui, é desatrelar do já usual calendário fashion e abastecer a população com informação por meio de palestras, mesas de debates, talks, workshops, oficinas, rodas de negócios, exposições e desfiles, entre outras atrações que estão acontecendo em vários pontos da cidade desde ontem.

“O Mood vem premiar a moda mineira e, a partir deste ano, passa a integrar o calendário oficial. Estava demorando muito para ter esse convívio com outras divisões de cultura que existem. A moda agora vai derramar sobre todos os lugares da cidade e sobre todos os ramos sejam eles populares, comerciais ou de alta-costura”, disse o estilista Renato Loureiro, também diretor criativo do festival.

Programação. Para o encerramento da programação, promovida pela prefeitura, haverá uma intervenção de moda, arte e inclusão a partir do tema “A Moda e a Cidade” vai ser realizada no sábado, no Mercado Central, às 11h. A ação conta com participação dos alunos dos cursos de moda das faculdades Fumec, UNA, UFMG e Estácio de Sá com desfile do trabalho de 32 grafiteiros e artistas visuais do BHOOM Fashion Art. As camisetas customizadas pelo grupo têm como referência ícones de Belo Horizonte relacionados à arquitetura, gastronomia e moda. O evento vai contar também com performance do projeto Lá da Favelinha, do Aglomerado da Serra.

“Foi uma maneira de tirar a identidade de um só estilista. Não tem como representar a moda de Belo Horizonte com um, cinco ou dez estilistas. Não existe um lançamento de moda, a ideia é um abraço na cidade, sem ser um desfile”, explicou Renato Loureiro sobre a ação.

Entre as palestras de destaque na programação está a de Stefano Carta, diretor acadêmico do Istituto Europeo di Design (IED) – Brasil, que falará sobre criatividade e tecnologia no design, biodesign e tendências futuras. O mineiro Inácio Ribeiro vem de Londres para ministrar a palestra “Mercado Internacional: Trajetória Pessoal e Perspectivas”, nessa quinta-feira, às 19h, no Museu da Moda (Mumo).

Mood
O QUÊ. Festival de Moda de Belo Horizonte
QUANDO. Até sábado (23)
ONDE. Em vários locais da cidade. Programação completa no site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH): www.pbh.gov.br/mood
QUANTO. Gratuito

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