A pandemia da Covid-19 obrigou que os eventos de moda acontecessem em uma esfera digital. Lá fora, as fashions weeks se jogaram no mundo virtual e divulgaram suas apresentações em desfiles transmitidos pelas redes sociais e pelas plataformas específicas online. No caso da maior semana de moda do Brasil, o São Paulo Fashion Week (SPFW), não seria diferente. A edição N49, que aconteceria em abril, foi cancelada devido à pandemia do coronavírus – foi a primeira vez na história que o evento não pôde ser realizado.
Mas, para a edição que vai celebrar os 25 anos de existência, o SPFW optou por seguir a fórmula já existente dos “novos tempos”, que é justamente abraçar, de vez, o espaço digital. Vídeos, fashion films e desfiles digitais com conteúdos inéditos serão transmitidos, via Instagram e YouTube. Em São Paulo, cidade que recebe o evento, alguns prédios vão servir também de projeção de alguns desfiles. Já o line-up conta com 36 marcas, sendo seis delas estreantes: ÀLG, Freiheit, Irrita, Martins, Misci e Renata Buzzo.
“O momento exige criatividade. Criamos uma semana dedicada às diversas manifestações culturais e que sempre encontraram no evento um espaço receptivo de conexão e visibilidade”, disse Paulo Borges, diretor criativo do evento, em uma coletiva de imprensa realizada na semana passada, em formato virtual. No início do ano, Borges explicou que, naquela época, chegou a esboçar um formato híbrido para essa edição, o que não foi possível, e que “seria inevitável a concentração de inúmeros profissionais que atuam nos bastidores dos desfiles, que, apesar de todos os cuidados, ficariam expostos a riscos”.
Conscientes, estilistas convidados a integrar o line-up puderam pensar, de maneira livre, como seriam seus lançamentos no ambiente virtual. André Boffano, da MODEM, buscou referências na sua própria relação com a quarentena para criar o seu fashion film, que será exibido no sábado (7). “Ficamos mais em casa, perdemos a noção de tempo, tanto dos compromissos quanto da noção do dia”, reflete. Reunindo 15 looks, a apresentação digital será uma espécie de reunião de todos os looks, de forma reeditada, nas coleções lançadas em cinco anos de existência da marca. “As modelos do vídeo também foram convidadas a falar sobre a relação delas com o tempo e, para a minha cliente, é uma forma de entender que o meu produto não é perecível”, contou Boffano
Mineiros. Ronaldo Fraga explica que o processo da digitalização não é nada novo. “As salas de desfiles já haviam diminuído muito a quantidade de plateia ali. Se, de alguma forma, a gente vai distanciar e reduzir, ao mesmo tempo ganham-se também novas possibilidades, seja no vídeo ou em editoriais eletrônicos”, acredita. Ele ainda disse que é um momento de reforçar a identidade e a visão de mundo por parte das marcas, além da venda. “Daqui a 20 anos, o que fizermos aqui e agora marcará essa época”, disse Fraga, que desfila a próxima sexta-feira (5).
foto: Natty Torres/divulgação
Célio Dias, da também mineira LED, já havia marcado presença pelo SPFW integrando o line-up do Projeto Estufa, que apresenta, a cada ano, novas marcas nas passarelas. Dessa vez, LED celebra seus seis anos de existência e estreia no calendário oficial do evento, com uma coleção batizada de “Brasileira”. “Apesar de sempre apresentarmos coleções que retratam os problemas atuais do país, essa é uma retomada do orgulho de ser brasileiro, retratado na força das cores e das imagens. Foi um amadurecimento também do meu trabalho em cima do crochê, que é um código brasileiro e que tenho orgulho de promover”, contou o estilista, que é afeito a desfiles com manifestações políticas.
Cacete e Apartamento 03, marcas mineiras que já marcaram presença em outras edições do SPFW, mantêm sua imagem firme, também em versão virtual na passarela.
Veja o calendário de desfiles digitais
Quarta-feira (4)
14h - FERNANDA YAMAMOTO
15h - VICTOR HUGO MATTOS
16h30 - IRRITA
18h - ISABELA CAPETO
19h30 - ÁLG
20h - EVENTO DE CELEBRAÇÃO #SPFW25ANOS
21h30 - LENNY NIEMEYER
Quinta-feira (5)
14h - KORSHI 01
16h - PONTO FIRME
18h - A.NIEMEYER
19h30 - ALEXANDRE HERCHCOVITCH, 50 ANOS, ESTILISTA
20h30 - AMIR SLAMA
21h30 - ANOTHER PLACE
Sexta-feira (6)
14h - LUCAS LEÃO
15h - LED
16h - MISCI
18h - RENATA BUZZO
19h30 - JULIANA JABOUR
20h30 - HANDRED
21h30 - JOÃO PIMENTA
Sábado (7)
14h - MARTINS
15h - CACETE
16h30 - MODEM
18h - ÃO
19h30 - AMAPÔ
20h30 - FREIHEIT
21h30 - LINO VILLAVENTURA
Domingo (8)
14h - GLORIA COELHO
15h30 - APARTAMENTO 03
17h - ALUF
18h30 - ANGELA BRITO
19h30 - NERIAGE
20h30 - ISAAC SILVA
21h30 - RONALDO FRAGA