A marca carioca Farm anunicou que irá plantar 140 mil árvores por dia até 31 de dezembro. A iniciativa “1000 árvores por dia, todos os dias” objetiva diminuir o impacto ambiental da emissão de gases de efeito estufa gerado pela produção da coleção de verão 2021, que já está disponível no site da marca. A linha foi batizada de Futuro do Presente.

“A FARM acredita que reflorestar, recuperar solos degradados, apoiar o desenvolvimento da flora e da fauna brasileira é uma forma de devolvermos a natureza tudo que ela nos dá, assim como garantir qualidade de vida para as futuras gerações. A gente sempre se inspirou na natureza para criar peças, estampas, elementos... E mais do que nos inspirarmos, a gente quer ser uma marca que cuida, protege, regenera”, conta Katia Barros, diretora criativa da marca.

As regiões que receberão os plantios – sob orientação dos parceiros - são a Amazônia e a Mata Atlântica. Na Amazônia, a marca vai plantará sistemas agroflorestais no município do Apuí com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento da Amazônia (IDESAM),  e no Acre, na terra indígena Yawanawa em parceria com o próprio povo. 

Na Mata Atlântica, o plantio será feito em duas localidades da Serra da Mantiqueira, através dos parceiros One Tree Planted  e Florestas do Futuro, um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica .

A melhor época de plantar na Amazônia e na Mata Atlântica é o verão – entre novembro, dezembro e janeiro. Por isso, a produção das mudas que serão plantadas nesse período já começou. Árvores nativas e frutíferas como café, peroba branca, castanha, caju, tangerina, ingá, coco, banana são alguns dos exemplos que serão plantados.