A agência de publicidade mineira Populus Comunicação conquistou o prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo, neste ano, com o comercial “O Tempo Contemporâneo” – parte de uma campanha institucional realizada para o jornal O TEMPO no segundo semestre de 2014.
A premiação é uma das mais importantes da publicidade brasileira e, na etapa Leste-Oeste, reúne em uma mesma competição profissionais da área de criação do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais.
A solenidade de premiação ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 5, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ao todo, 48 agências e outras 51 produtoras disputaram a indicação de melhor peça na categoria Mercado. Foram feitas 129 inscrições, e o trabalho que valoriza a evolução do jornal O TEMPO no mercado editorial mineiro foi considerado o melhor entre 169 comerciais exibidos entre os meses de abril de 2014 e março de 2015.
Com produção da Tutano Filmes, também de Belo Horizonte, e direção de criação de Carol Penido e Sérgio Torres, da Populus, o comercial “O Tempo Contemporâneo” lembra a importância de estar bem informado.
“O jornal queria se posicionar no mercado como um veículo contemporâneo, atento aos acontecimentos e aos seus valores, e, para isso, buscamos ferramentas que se aproximassem do próprio jornalismo, que é a palavra e a imagem”, explica o redator Aylton Loro.
“Também usamos a tecnologia de uma forma dinâmica e interessante. A ideia era que o filme fosse bem sensorial, diferente de tudo que geralmente se vê na televisão”, completa Carol.
O diretor da Populus Comunicação, José Luiz da Silva, destaca que essa premiação vem para “coroar” o trabalho desenvolvido por sua equipe. “Profissionais do Ano é um concurso extremamente importante para o mercado, além de tradicional e muito respeitado. Estamos superfelizes. É o coroamento de um trabalho criativo e profissional feito por várias mãos”, frisa.
Heron Guimarães, diretor Executivo da Sempre Editora e responsável pela aprovação do material premiado, destaca a contribuição que foi dada pela Populus Comunicação à estratégia de posicionamento da marca O TEMPO. “Esse prêmio reconhece, sobretudo, o bom trabalho desenvolvido por uma das melhores agências de Minas e do Brasil. Para nós, o comercial marcou a nossa consolidação como o principal grupo de mídia impressa em Minas Gerais. O TEMPO, em seu segmento, aumentou a vantagem em relação ao segundo colocado em mais de 11 mil exemplares”, explicou.
Ainda segundo o diretor da Sempre Editora, empresa responsável por editar O TEMPO, o trabalho criativo da Populus coincide com o compromisso do jornal com os leitores e com o mercado editorial mineiro. “Além de O TEMPO, a Sempre Editora é responsável pelo Super Notícia e por outros títulos em Belo Horizonte e na região metropolitana. Por dia, somos lidos por mais de 3,6 milhões de pessoas. O jornal, por tradição, não sabe falar muito bem de si próprio. A Populus nos ajudou a fazer isso e foi premiada por sua excelência”, concluiu.
Categorias
Tradição. O Profissionais do Ano foi criado em 1978 pela Rede Globo. Desde então, as agências de publicidade participantes concorrem em duas categorias: Mercado, voltada para comerciais de produto ou serviço, e Campanha, referente ao conjunto de comerciais desse mesmo produto ou serviço. Neste ano, a etapa nacional acontecerá em outubro, em São Paulo, quando o comercial “Contemporâneo” disputará o prêmio máximo.