Negócio social ou empreendedorismo social. Nos últimos anos, empresas que buscam para além do lucro têm ganhado força em todo o mundo. São empreendedores que conseguem resolver problemas que afetam as cidades ou a comunidade, seja através da educação, da moda ou até da criação de produtos mais acessíveis de higiene pessoal. E esse é o tema da série de podcasts “Empreendedorismo de Transformação”, da Mais Conteúdo, de O TEMPO, que traz em quatro episódios histórias e especialistas que explicam o universo desse segmento.
Para fazer o bem
No primeiro capítulo, um escritório de arquitetura criado no aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, que já reformou mais de 450 casas de moradores da comunidade. Segundo a arquiteta Wanda Foresti, há dois tipos de déficit habitacional: o quantitativo, que é a falta de moradias para a população, e o qualitativo, que são residências em condições precárias. Para esse último, a estimativa é que quase 40 milhões de pessoas vivem em habitações que muitas vezes não contam com o básico.
E tem ainda um publicitário de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, que foi aluno de uma entidade que atua com jovens em situação de vulnerabilidade e, com isso, conseguiu mudar a sua perspectiva de futuro. Para retribuir parte do que ganhou, criou um projeto dentro da sua empresa que reformula a presença de ONGs no meio digital.