Com mais de 6 mil profissionais empregados diretamente em 300 agências registradas e ativas em Minas Gerais, o setor publicitário mineiro projeta um crescimento de 15% nos investimentos em mídia para 2024.
Os dados fazem parte do levantamento da Federação Nacional das Agências de Propaganda, por meio da pesquisa VanPro.
De acordo com o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, essa projeção expressiva reflete a habilidade das agências mineiras em absorverem tendências globais, mantendo conexão com a diversidade cultural e a singularidade do mercado mineiro.
Mercado
Ele destaca que, enquanto o mercado global da publicidade projeta um crescimento de 7,6% nos investimentos em mídia, segundo a Warc, instituto internacional de pesquisa, Minas Gerais tem tudo para superar essa média, impulsionado pela crescente integração de tecnologia e cultura, além do potencial das startups e talentos locais.
“O estado está bem posicionado para ultrapassar esse índice, consolidando sua força no mercado nacional e internacional”, reforça Faria. A capacidade de unir inovação e tradição tem consolidado Minas Gerais como um dos principais polos criativos do país, com estratégias que vão além da mídia tradicional e se integram às narrativas digitais.
Segundo Gustavo, o setor publicitário mineiro tem registrado avanços notáveis, impulsionados por diversos fatores e este ano, em especial, teve a eleição, fator que gera aumento dos investimentos em mídias digitais e regionais. "Minas Gerais já demonstrou que é um centro de excelência criativa e estratégica para o mercado nacional. Nosso crescimento não é apenas numérico, mas qualitativo, refletindo a sensibilidade, a criatividade e o compromisso das agências em entregar soluções inovadoras com a essência mineira. Esse DNA nos diferencia no cenário competitivo nacional”, ressalta.
Já para Sylvia Alves Pina, diretora do Sinapro-MG, a criatividade das agências mineiras tem sido potencializada pelo uso estratégico das novas tecnologias e pela valorização da cultura local. “A essência do mercado publicitário mineiro está em unir tradição e inovação. Temos agências que desenvolvem campanhas brilhantes, levando nossa cultura e valores além das montanhas. Esse dinamismo coloca Minas em destaque”, pontua.
Identidades 2024
Para aprofundar a discussão sobre esses cenários e perspectivas para 2025, o Sinapro-MG promoverá no dia 11 de dezembro, 19h, o Identidades 2024, evento que reunirá agências, anunciantes, veículos de comunicação e fornecedores para destacar o que há de melhor mercado de comunicação e projetar as agências mineiras para além das montanhas. O Identidades 2024 é um marco no calendário publicitário mineiro, um espaço para troca de conhecimento e projeção de tendências. A programação começa às 19h, com a palestra “Disrupção e adaptação: caminhos para a publicidade”, conduzida pelo renomado estrategista Edmar Bulla. Ele discutirá como os dados e a criatividade podem ser integrados para desenvolver campanhas que equilibrem relevância e emoção. O evento também contará com um painel liderado por Marco Frade, especialista em transformação digital, que discutirá como as agências podem se reinventar em um mercado cada vez mais ágil e interconectado.
Pesquisas apontam que 55% dos profissionais de marketing já utilizam Inteligência Artificial em suas rotinas, evidenciando a rapidez com que as inovações tecnológicas estão moldando o mercado publicitário. No entanto, essa transformação traz desafios significativos, como equilibrar a eficiência proporcionada pela automação e outras tendências tecnológicas com a necessidade de construir conexões humanas e autênticas com o público. Edmar Bulla ressalta que esses avanços oferecem possibilidades inéditas, especialmente no campo da personalização e otimização de campanhas, permitindo que marcas e agências alcancem seus públicos de maneira mais estratégica e segmentada. “A combinação das novas tecnologias está redesenhando os limites do que podemos alcançar na publicidade, mas também levanta questionamentos éticos e criativos que não podemos ignorar. Precisamos amadurecer nossa abordagem para integrar inovação tecnológica com responsabilidade, unindo automação e criatividade sem perder a essência do storytelling humano. O futuro da comunicação depende da capacidade de unir dados e emoção para criar campanhas que sejam tecnicamente precisas e profundamente relevantes”, afirma Bulla.
“O sindicato tem o papel de promover ações estruturantes, encontros, simpósios e eventos como o Identidades 2024, que tem como objetivo criar um ambiente propício para o crescimento sustentável do setor. O mercado publicitário de Minas já se mostrou resiliente e capaz de absorver as inovações globais rapidamente, criando campanhas que dialoguem com públicos tão distintos, potencial que exige sofisticação técnica e sensibilidade criativa. Nossa missão é continuar a valorizar e fomentar os talentos locais, criando condições favoráveis para que nossas agências sigam expandindo e rompendo fronteiras”, afirma Gustavo Faria.
Serviço
IDENTIDADES 2024
Data: Quarta-feira, 11 de dezembro de 2024
Horário: 19h às 23h
Local: Espaço Vista (Rua Juiz Achilles Velloso, 385, Estoril, Belo Horizonte/MG)