O setor de feiras e eventos teve excelente recuperação após o fim da pandemia de covid-19. Em termos de rentabilidade, o Brasil já ocupa uma posição entre os cinco maiores países no setor e deve encerrar o ano com crescimento de 19%, conforme dados divulgados pela União Brasileira dos Promotores de Eventos (Ubrafe). Ancorada nessa expansão, a Panda Inteligência em Eventos, empresa mineira com 43 anos de mercado, acaba de anunciar a abertura de uma filial em São Paulo, no Brooklin. Com esse passo a agência, que já tem atuação nacional, prevê conquistar novos mercados e dobrar de tamanho até 2029.
A Panda é especializada em soluções para a organização de eventos corporativos. Oferece serviços que abrangem desde o planejamento e a produção até a execução técnica e operacional, com suporte logístico e estratégias de engajamento para o público, dentro e fora do país.
De acordo com o diretor de operações e marketing da Panda, Eduardo Zech, a nova unidade em São Paulo é uma das principais ações da empresa nos últimos anos e está baseada no aquecimento do setor de eventos do país, que ganhou novo contorno após a pandemia. “As mudanças foram muito significativas. Passada a crise epidemiológica começou a existir uma grande expectativa e desejo de encontros e eventos presenciais, sobretudo aqueles que fomentam negócios e networking”, disse.
Zech explica que uma das principais mudanças ocorreu na conceituação dos eventos, que passaram a ter mais possibilidades de serem realizados de forma híbrida, ou seja, tanto presenciais como por streaming, permitindo ir além dos limites dos espaços físicos, recebendo mais pessoas e ampliando a visibilidade das marcas e dos realizadores. “Essa é uma modalidade já consolidada e que nos permitiu gerar um novo modelo de negócio e serviço. Os eventos presenciais, claro, continuam sendo a grande demanda. A diferença, agora, é que temos a possibilidade de ampliar irrestritamente o alcance dos projetos, conforme a demanda do cliente, impactando impactando mais pessoas e maximizando o alcance das mensagens e ações por meio de transmissões online”, observa.
Novos mercados
O diretor da Panda explicou ainda que o avanço sobre o mercado de São Paulo e do país não representa uma ruptura cultural. “Temos raízes muito sólidas em Minas Gerais, onde fizemos toda a nossa história. Já temos uma atuação nacional, em diversos estados, e nosso objetivo nada mais é do que ampliar nossos horizontes comerciais a partir da nossa identidade que é muito bem construída e foi solidificada ao longo dessas mais de quatro décadas de atuação constantes no mercado. Nossa estratégia é conquistar novos mercados sem abandonar a nossa essência”, garante.
Nessa nova fase a empresa vai atuar em parceria com o We2Group – hub de empresas especializadas em trade e sales, criado pela Welcome Sales Marketing. “A ideia é ampliarmos nossa estrutura para oferecer soluções ainda mais ágeis e eficientes, nos adaptado para conquistar novos mercados”, afirma Zech.
A Panda vai encerrar 2024 com faturamento na casa dos R$ 15 milhões. Com a abertura da unidade em São Paulo estima-se um crescimento de 15% a 20% já em 2025. Além disso, a estimativa é de dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. “"Acreditamos que o setor de eventos manterá uma rota crescente e de desenvolvimento, que tende a continuar impulsionando toda a cadeia produtiva."”, conclui Zech.