Desde 2005, a Fundação Dom Cabral (FDC) participa do Ranking de Educação Executiva do Financial Times.

Até o ano passado, existiam três resultados: Colocação Geral, Programas Abertos (curta e média duração), que são oferecidos para indivíduos com os mais variados temas da gestão e de negócios, e os Programas Customizados, que são desenvolvidos para organizações.

Em 2024 foram feitos ajustes e o ranqueamento eliminou a categoria geral.

Em alta

A Fundação Dom Cabral subiu duas posições em Abertos e uma em Customizados, em relação à última edição.

A FDC é a única brasileira entre as 10 primeiras colocadas, dentre as participantes dos rankings.


Na metodologia dos Rankings, 80% dos resultados são compostos pela percepção de participantes e clientes sobre os programas elaborados, levando em consideração critérios como preparação do programa; formato do curso; corpo docente; métodos de ensino e materiais didáticos; novas competências e aprendizagem; acompanhamento; objetivos alcançados; custo-benefício; entre outros. Já os outros 20% do resultado são baseados em dados quantitativos que as escolas respondem como crescimento em receita, participantes e programas internacionais, entregas de programas internacionais e diversidade do corpo docente.

Conquista


“É uma honra e uma conquista estar – e se manter – entre as melhores escolas que fazem a diferença no mundo. E em mais um ano, o resultado dos Rankings de Educação Executiva reconhece o esforço de toda a equipe, com pessoas muito competentes e guiadas pelo propósito de desenvolver lideranças responsáveis e organizações prósperas. Nesta edição 2024, os Rankings também atestam a nossa capacidade de adaptação em um contexto de grandes transformações no mundo. A nossa escola demonstrou que estamos preparados para atender a complexidade dos novos tempos e mobilizados para contribuir com o enfrentamento dos desafios que vêm ameaçando a prosperidade social, econômica e ambiental do planeta”, aponta Antonio Batista da Silva Junior, presidente executivo da Fundação Dom Cabral.

Destaques Abertos (curta e média duração):

Manteve a posição


· Métodos de ensino (materiais didáticos contemporâneos e apropriados e uma mescla adequada de rigor acadêmico e relevância prática): 3ª posição


Subiu de posição


· Corpo Docente (qualidade do ensino e medida em que o quadro docente trabalhou em conjunto para apresentar um programa coerente): 8ª para 2ª


· Preparação (fornecimento de informações antecipadas sobre o conteúdo do programa e sobre o processo de seleção de participantes): 4ª para 2ª


· Desenho do Programa (flexibilidade do curso e adequação do tamanho da classe, estrutura e desenho: 3ª para 1ª


· Aprendizado de novas competências e de longo prazo (relevância das novas habilidades para o local de trabalho, a facilidade com que foram implementadas e a medida em que o curso estimulou novas maneiras de pensar): 8ª para 5ª


· Cumprimento de objetivos (medida em que as expectativas acadêmicas e empresariais foram atingidas): 8ª para 3ª

Destaques Customizados:


Manteve a posição


· Desenho do programa (flexibilidade do curso e a disposição das escolas de negócios a complementar seu próprio quadro docente com especialistas e profissionais): 4ª posição


Subiu de posição

· Corpo Docente (qualidade do ensino e medida em que o quadro docente trabalhou em conjunto para apresentar um programa coerente): de 5a para 4a


· Custo - benefício (Classificação, em termos de valor, do desenho do programa e dos materiais didáticos): de 8ª para 7ª

Reconhecimento

“Os resultados são o melhor reconhecimento de um árduo e constante trabalho institucional e coletivo na busca da excelência”, celebra Paula Simões, vice-presidente da Fundação Dom Cabral. “A FDC cocria experiências únicas de aprendizagem, unindo rigor científico com relevância prática, inteligência e afetividade, para gerar não só desempenhos superiores como também o progresso da nossa sociedade”, lembra Paula.

Sobre a FDC

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação.

Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

No âmbito da Educação Social, o FDC - Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.

A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdo proprietário e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.