A Unimed-BH teve em 2023 uma receita líquida de R$ 6,05 bilhões, alta de 10,5% ante 2022, além de um crescimento de 8,2% do patrimônio líquido. A cooperativa tem mais de 1,5 milhão de clientes e uma participação de mercado de 56%. A Unimed-BH está presente em 34 municípios da região metropolitana de Belo Horizonte e possui hoje a sexta maior carteira do país, sendo uma das maiores operadoras de planos de saúde no Brasil. Atualmente, são mais de 5.100 médicos cooperados e mais de 300 prestadores credenciados.
Gestão
De acordo com o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, os números apresentados no Relatório de Gestão Unimed-BH 2023 mostram a posição relevante da operadora no cenário da saúde suplementar. “Todos os nossos resultados são fruto de uma estratégia sólida, focada no diferencial competitivo de qualidade e excelência assistencial e no estreitamento do relacionamento com os clientes. Representam ainda o trabalho de uma gestão responsável dos recursos e da dedicação diária de nossos médicos cooperados, colaboradores e parceiros que seguem firmes no propósito de cuidar da saúde”, afirma.
Novo hospital
Com 14 unidades assistenciais e serviços próprios, incluindo quatro hospitais, Centros de Promoção da Saúde, laboratórios e clínicas, em 2023, a Unimed-BH adotou medidas estratégicas para manter a sua excelência. Uma dessas iniciativas foi o início oficial da construção do seu novo hospital em Contagem, com investimento de R$ 350 milhões em recursos próprios. Outro destaque tem sido o modelo de cuidado online. Em 2023, o serviço de teleconsultas registrou mais de 1,2 milhão de atendimentos realizados. Outro destaque é a implementação de soluções em Inteligência Artificial (IA). Atualmente a cooperativa opera e implementa 29 modelos de IA e/ou ciência de dados. Além disso, são 5.358 colaboradores diretos, sendo quase 4.000 na área assistencial.