O presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, esteve na sede de O TEMPO para uma visita e gravação do primeiro episódio da nova Temporada Minas S/A Mercados.
Cappellano foi recebido pelo fundador do Grupo SADA, Vittorio Medioli; e pelas vice-presidentes do grupo, Marina e Daniela Medioli.
Durante uma hora de gravação da entrevista, Cappellano falou, entre vários assuntos, sobre a liderança absoluta entre automóveis e comerciais leves nos principais mercados da América do Sul desde que a Stellantis iniciou as operações.
Mercados
A Stellantis é a quarta maior fabricante de automóveis no mundo. No Brasil são três fábricas - em Betim (MG), onde fica a sede da montadora na América do Sul, outra em Goiana (PE), e em Porto Real (RJ).
Emanuele Cappellano vai comandar um novo ciclo de investimentos da montadora de R$ 32 bilhões na América do Sul de 2025 a 2030.
Os valores anunciados impulsionarão o lançamento de 40 novos produtos e 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.
Polo Automotivo de Betim
O Polo Automotivo de Betim completa 49 anos em 2025.
Mas Emanuele Cappellano já está pensando no cinquentenário da maior fábrica do setor automotivo do Brasil.
O Polo de Betim terá investimentos de R$ 14 bilhões de 2025 a 2030.
Cappellano quer liderar a transformação tecnológica, continua acreditando no etanol e pretende seguir com seu projeto de descarbonização da mobilidade no Brasil e na América do Sul.
Resultados
Emanuele Cappellano, 49, tem muito a comemorar: De janeiro a dezembro de 2024, a Stellantis alcançou 22,9% de participação no mercado sul-americano, com mais de 916 mil veículos comercializados, alta de 37.502 unidades em relação ao mesmo período de 2023.
No Brasil, a Stellantis manteve a liderança do mercado nacional com mais de 734 mil veículos emplacados no acumulado do ano, representando um aumento de 47.394 unidades ante 2023 com 29,4% de participação nas vendas totais do período.
Cappellano falou ainda sobre o relacionamento da montadora com os governos federal e estadual e o sucesso da Strada com mais de 144 mil unidades vendidas e 5,8% de participação de mercado em 2024.