Trazer calor humano para os negócios, para as marcas, em plena era tecnológica. Essa é a proposta do livro “Marketing Orgânico - Essencial e Prático”, que será lançado na Bienal Mineira do Livro, no Centerminas Expo, em Belo Horizonte, de 3 a 10 de maio. “Humanizar uma marca vai além de um discurso emocional - é sobre criar conexões reais”, diz o autor, empresário e editor Luiz Borja. Ele afirma que a autenticidade e a escuta ativa são fundamentais. “Marcas que contam histórias reais, assumem vulnerabilidades e se posicionam com propósito conquistam não apenas clientes, mas defensores.”
Luiz Borja aponta ações que envolvem responsabilidade social e produção cultural. “O consumidor valoriza quem faz a diferença. Tem que ser como aquele amigo que facilita a conversa, não como o que fica no celular no meio do rolê”. Ele conta que já utilizou ferramentas, como o Waze para ajudar lojas pequenas a atraírem clientes do bairro. “No fim, máquinas entregam eficiência; pessoas, significado.”
O escritor acrescenta que humanizar uma marca é transformar um negócio em uma pessoa com valores, histórias e propósitos. “Mostrar os bastidores, dar voz aos clientes e criar narrativas reais fazem toda a diferença.” Quais os maiores acertos e erros das empresas? Ele explica que um grande ponto positivo é construir uma comunidade engajada, onde os clientes se sentem parte da história. “Já os maiores erros acontecem quando marcas tentam parecer algo que não são, forçando discursos vazios ou exagerando na automação. O que realmente cria vínculo é a transparência e a empatia, porque, no fundo, ninguém quer falar com um logotipo — querem conversar com pessoas”, afirma Luiz Borja.
Lançamento
“Marketing Orgânico - Essencial e Prático” será lançado oficialmente na Bienal Mineira do Livro, que acontecerá de 3 a 10 de maio, no Centerminas Expo, avenida Pastor Anselmo Silvestre, 1495, bairro União, em Belo Horizonte
O autor vai estar presente todos os dias da feira para interagir com influenciadores, como Anna Clara e Clarissa (@leituradasgemeas), Juliano, do podcast Pod Ler e Escrever, e Bruna Rezende, jornalista e escritora.
O livro já está disponível no Clube de Autores.