Você entra em um supermercado para comprar apenas um item e saiu com o carrinho cheio. Esse fenômeno não é por acaso - a ciência por trás da disposição dos produtos, conhecida como layout dinâmico, está transformando a forma como consumidores fazem compras.
Diferente da tradicional organização por categorias, o layout dinâmico é uma estratégia inteligente que combina tecnologia, análise de dados e psicologia do consumidor para criar um fluxo de compra natural e intuitivo. "Estamos falando de uma verdadeira reengenharia do espaço de venda, onde cada produto é posicionado estrategicamente para atender ao comportamento real dos clientes", explica Marcos Poggiali, diretor comercial do Grupo Supernosso.
De acordo com o executivo, a implementação do layout dinâmico exige alguns elementos essenciais: tecnologia integrada, capaz de cruzar informações de vendas; estoque e comportamento em tempo real; análise comportamental, que mapeia o caminho natural dos clientes pela loja; flexibilidade operacional, com equipes para fazer ajustes rápidos, conforme mudanças na demanda ou sazonalidade.
"Quando o layout reflete como os consumidores realmente pensam e se movem pela loja, criamos uma experiência mais fluida que, naturalmente, aumenta o ticket médio", complementa Poggiali. Um bom exemplo foi a reorganização estratégica do setor de amaciantes nas lojas cash & carry do Apoio Mineiro, atacadista do grupo Supernosso, que gerou um aumento de 2,5 pontos percentuais no market share da categoria", conta o diretor.
A psicologia por trás das compras
Um estudo global da POPAI, associação especializada em marketing de varejo, revelou que 82% das decisões de compra são tomadas dentro da loja, muitas vezes influenciadas pela forma como os produtos estão dispostos. "A compra acontece quando o produto certo, o cliente e a comunicação se encontram no mesmo lugar e momento”, destaca a pesquisa.
Mesmo com um e-commerce forte - que inclui site e aplicativos próprios - a rede Supernosso mantém o aprimoramento das lojas físicas. “Nosso digital complementa o físico, onde grande parte das decisões de compra acontecem. Para nós, o importante é estar presente onde o cliente estiver, seja no app, no site ou na loja. Queremos oferecer a melhor experiência, no momento e da forma que ele preferir” afirma Poggiali.