A Unishop, Rede de lojas licenciadas da Start Química, tem atraído atenção pelos números expressivos apresentados nos últimos cinco anos: a empresa consolidou 432 lojas em operação até maio de 2025 e projeta 1.000 unidades até 2027.

Com um modelo que dispensa taxas de franquia, royalties e mensalidades, a Unishop tem se destacado como uma alternativa mais acessível e flexível que as franquias tradicionais, oferecendo suporte técnico e comercial para quem deseja empreender com loja física em qualquer parte do Brasil, especialmente em cidades pequenas e médias, onde a marca tem crescido com mais velocidade. 

De acordo com Vinícius Meneguin, gerente de expansão e digital da Unishop, a aposta em cidades pequenas com menos concorrência, produtos profissionais concentrados com alta capacidade de rendimento e ausência de taxas e royalties tem sido a tríade diferencial para atrair cada vez mais lojistas. “Nosso objetivo sempre foi descomplicar o acesso ao empreendedorismo no Brasil, com orientações gerais sobre essa jornada e apresentação de um modelo de negócio que possa beneficiar de verdade o lojista. Ao invés de taxas fixas e burocracias típicas do franchising tradicional, oferecemos um licenciamento inteligente, com apoio completo, liberdade para gerir o negócio localmente e um portfólio profissional de mais de 2.000 produtos”, explica Vinícius.

Números

A Unishop teve receita total movimentada de ​​R$ 200 milhões em 2024. A projeção da empresa agora é encerrar 2025 com 500 lojas operando e faturamento de R$ 75 milhões (sell-in), um salto de 13,46% em relação a 2024, que fechou em R$ 67 milhões.

A evolução dos últimos anos reforça o fôlego do negócio. Em 2019, foram 98 lojas. Em 2020, mesmo com o início da pandemia, a rede encerrou o ano com 185. Daí para frente, os números não pararam de crescer: 2021 fechou com 320 lojas, 2023 com 370 lojas e, por fim, o ano passado atingiu a marca de 421 lojas. Este ano, o objetivo é inaugurar mais 112 novas lojas. Até o mês de maio, um total de 432 já estavam em operação e mais 62 já têm contrato assinado para inaugurar.

A estratégia da Unishop se baseia no famoso conceito de “oceano azul”: buscar mercados inexplorados e se sobrepor de maneira cada vez mais robusta sobre a concorrência. Isso se traduz na escolha estratégica de cidades fora dos grandes centros urbanos, onde há menos players, custos operacionais mais baixos e consumidores ávidos por produtos de qualidade e marcas reconhecidas.