O Vectra GT automático foi avaliado por três semanas e mais de mil quilômetros, na Região Serrana Fluminense.

Na sinuosa e bem pavimentada estrada que liga o Rio de Janeiro a Petrópolis, foi possível constatar o bom trabalho da engenharia da General Motors brasileira na suspensão do Vectra GT. Se mostra ainda mais bem resolvida que a do sedã, que já é eficiente.

No asfalto, mesmo nas curvas efetuadas em alta velocidade, o hatch dá a sensação de estar sob inteiro controle, o que instiga uma direção mais "abusada". Algo que não deixa de ser coerente com o ar jovial explicitado pela traseira herdada do Opel Astra, que dá alguma leveza à austera frente do Chevrolet Vectra sedã.

Se o câmbio oferecesse opção de acionamento manual das marchas, o GT poderia se tornar ainda mais instigante.

O motor de 128 cv - com álcool - garante arrancadas e respostas dinâmicas. O desempenho, porém, é prejudicado em parte pela conservadora transmissão automática de quatro velocidades, sem opção de acionamento manual das marchas, que fica vacilante principalmente na faixa dos 3.500 giros. Na hora das retomadas e dos trechos em subida, o câmbio eventualmente fica indeciso. O 0 a 100 km/h foi feito em 11,6s e a máxima foi de 175 km/h.

CONFORTO. Depois de esbanjar equilíbrio na estrada serrana, já nas aprazíveis ruas petropolitanas, muitas delas calçadas com paralelepípedos e sob eventuais chuvas de outono, o Vectra GT automático também mostrou seu valor.

No pára-e-anda do trânsito urbano, a economia de esforço oferecida pelo câmbio automático é bem-vinda. E o carro ainda mostra um motor disposto, jogo de direção e freios confiáveis para circular com desembaraço. No conforto, a versão traz ar-condicionado digital automático com saídas para o banco traseiro e para o porta-luvas, controle de cruzeiro, travamento automático das portas, sensor de chuva, entre outros.

BEBERRÃO. Se poupa esforço de quem dirige, o Vectra GT não se mostra tão parcimonioso nos postos de combustível. Nas diversas vezes em que foi abastecido, a média de consumo, em percursos de 2/3 em perímetro urbano e 1/3 em estradas e com álcool, ficou sempre em torno de 5,9 km/l.



Interior. O GPS não é mais exclusividade do GT; acabamento é feito com bons materiais



SUSPENSÃO

Esportiva

A bem acertada suspensão do Vectra GT e o bom comportamento dinâmico conferem ao carro tranqüilizadora estabilidade. Mesmo entrando com vontade em curvas mais fechadas, o hatch não faz menção de jogar a traseira. Nas retas em altas velocidades, o carro também se mantém firme, assim como nas freadas bruscas. Além da estabilidade e da completa sensação de segurança, a suspensão oferece muito conforto, só encontrada em veículos de segmentos superiores.


TECNOLOGIA

Destaque para o GPS

Usa a plataforma do Astra, que já tem nove anos. Conta com equipamentos de conforto compatíveis com o segmento e oferece airbag duplo e freios com ABS. Destaque ainda para o sempre útil GPS, preciso ao informar o caminho a ser seguido para atingir a localidade desejada de maneira satisfatória. O Vectra GT peca pela ausência de computador de bordo e de sensor de estacionamento.


INTERATIVIDADE

Razoável

Os principais comandos estão à mão, mas o teto baixo e os painéis das portas largos passam sensação de aperto. O painel frontal, quase vertical, dificulta a visualização de alguns equipamentos. Na hora de manobrar, o vidro traseiro diminuto e as largas colunas também não ajudam muito. O painel de instrumentos é "basicão" e desinteressante e não traz muitas novidades. Um display apresenta apenas a temperatura externa, hora e calendário.


HABITABILIDADE

Ponto fraco

Herdou do Vectra sedã o ponto fraco da linha. Os raros porta-objetos não são nada funcionais e não há nenhum porta-copos. Só um porta-óculos sobre a porta do motorista serve de consolo. O porta-malas de 345 l condiz com um hatch médio. Na prática oferece menos conforto que o verificado no Astra. A posição intermediária traseira, elevada no assento, diminui o conforto para o terceiro passageiro, que tende a escorregar para os lados nas curvas.




As grandes lanternas traseiras são o destaque

ACABAMENTO

Esmerado

Embora o interior não proponha luxo ou requinte, a esmerada montagem, os materiais empregados, o bom acabamento e a adequada escolha de cores proporcionam elogiável efeito estético. As formas, relevos e volumes tornam o interior aconchegante e prático. Não há rebarbas e os fechamentos denotam precisão.


ESTILO

Moderno

A traseira arrojada conferiu modernidade ao Vectra. Além disso, conseguiu uma improvável harmonia com a frente herdada do sisudo Vectra sedã. As grandes dimensões dos faróis e lanternas, o generoso friso instalado na tampa do porta-malas e o abrupto corte resultam em uma imagem forte