Uma pesquisa da Mozilla Foundation revelou que carros conectados representam uma ameaça à privacidade dos motoristas. Todas as 25 marcas avaliadas pela fundação receberam um preocupante aviso de “Privacidade Não Incluída“.
Isso torna os veículos automotivos a categoria de produtos com pior desempenho em termos de privacidade até o momento, conforme a Mozilla, mais do que os próprios computadores, smartphones e smart TVs, por exemplo.
A pesquisa foi publicada agora, em setembro, analisou as políticas de privacidade de 25 marcas de carros populares em todo o mundo. Os pesquisadores descobriram que todas as marcas coletam uma quantidade excessiva de dados pessoais, incluindo informações médicas, genéticas, hábitos de direção e preferências pessoais.
Ainda segundo a pesquisa da Mozilla, a esmagadora maioria (92%) das marcas de carros não concede aos motoristas controle suficiente sobre seus próprios dados pessoais, tornando difícil para os proprietários proteger sua privacidade.
Apenas duas marcas, Renault e Dacia (ambas pertencentes à mesma empresa matriz), garantem o direito de todos os motoristas excluírem seus dados pessoais.
Embora as marcas avaliadas tenham várias políticas de privacidade elaboradas, os pesquisadores não conseguiram encontrar confirmação de que alguma delas atende aos padrões mínimos de segurança do grupo de pesquisa feito pela Mozilla.
“Nossa principal preocupação é que não podemos afirmar se algum dos carros criptografa todas as informações pessoais que estão no carro”, dizem os autores do estudo.
Algumas montadoras presumem o consentimento dos motoristas para coletar dados, mesmo sem um consentimento real.
Todas as marcas de carros, exceto Tesla, Renault e Dacia, aderiram aos Princípios de Proteção do Consumidor do grupo Alliance for Automotive Innovation, da indústria automobilística dos Estados Unidos, mas nenhuma delas segue efetivamente esses princípios de preservação de privacidade.
O estudo da Mozilla Foundation revela que carros conectados representam uma ameaça significativa à privacidade dos motoristas. As montadoras coletam uma quantidade excessiva de dados pessoais, compartilham esses dados com terceiros e dificultam o controle dos usuários sobre seus próprios dados.