A Ducati e a Bentley acabam de anunciar uma nova motocicleta de edição limitada que celebra o melhor de ambas as marcas icônicas: a Ducati Diavel para Bentley. A moto exclusiva foi revelada ao público num evento nesta semana, em Miami Beach, nos EUA.
Nascido da colaboração entre os dois fabricantes, o projeto une Ducati e Bentley com uma visão de desempenho, habilidade e exclusividade. O resultado é uma síntese impressionante de tecnologia, estilo e desempenho capaz de fazer sonhar os entusiastas.
Confira a Diavel V4 for Bentley:
Na sofisticada base técnica da confortável e de alto desempenho Diavel V4, a Ducati integrou muitos elementos de estilo que caracterizam o Bentley Batur – um modelo de série limitada fabricado à mão pela Bentley – para criar uma motocicleta única em termos de elegância e design. A Diavel for Bentley será criada numa série numerada limitada a 500+50 exemplares, esta última reservada aos clientes da Bentley.
O Centro Stile Ducati, em colaboração com os designers da Bentley, criou um novo design para esta moto especial, inspirando-se na Batur, da qual tira principalmente as linhas horizontais da vista lateral. A cor Scarab Green, sofisticada e requintada, rica em tons metálicos, é herdada da paleta de cores do Bentley Mulliner, e é utilizada em toda a carroceria.
As linhas agressivas da Diavel V4 também foram profundamente revistas através dos componentes técnicos: muitas das características da Batur são retomadas em diferentes partes da moto. Os aros forjados, desenhados e criados para esta moto, lembram as formas das do carro sendo pintadas em Dark Titanium Satin, deixando visíveis algumas superfícies usinadas.
As entradas de ar laterais refletem a grade frontal bicolor, um dos elementos mais reconhecíveis do Batur. Os extratores traseiros triangulares referem-se aos elementos correspondentes do carro.
O para-lama dianteiro, a carenagem e a vista superior do tanque lembram as nervuras do capô dianteiro, enquanto a traseira monolugar, que pode ser substituída por um banco do passageiro, recebe muitos detalhes de estilo do extrator de camada dupla na parte traseira do carro.
Muitos dos componentes da carroceria são feitos de fibra de carbono de alta qualidade (para-lamas, cobertura do farol, motor, escapamento e tampas do radiador, coberturas do radiador, painéis laterais, peça traseira).
O banco do piloto, em Alcantara preto, inspirado no interior do automóvel, é conseguido com um acabamento de precisão que revela o tecido vermelho subjacente com a mesma textura dos bancos Batur e com o logotipo Bentley bordado na almofada traseira. O escapamento de dupla saída, com sua tampa, foi redesenhado para se harmonizar com as linhas refinadas da moto.
Batur é o carro de produção mais potente de todos os tempos da Bentley, com um motor W12 biturbo de 740 cv, construído em apenas 18 exemplares e com preço de R$ 13 milhões. Mais do que isso, o Batur combina o artesanato de referência da Bentley com uma carroceria esculpida e musculosa que define um novo DNA de design para a Bentley e antecipa uma nova direção de design para a marca.
A mensagem visual comunica grande poder e elegância, sem ostentação ou excessos. Os 18 exemplares do Batur são fabricados individualmente à mão pela Mulliner, o mais antigo construtor de carrocerias do mundo e divisão interna sob medida da Bentley. Além dos 500 exemplares Diavel for Bentley, a Ducati também oferece uma série de apenas 50 exemplares, chamada Diavel for Bentley Mulliner.
O 50 Diavel for Bentley Mulliners estará disponível exclusivamente para clientes Bentley, que através da colaboração direta com os designers do Centro Stile Ducati, poderão configurar o seu Diavel for Bentley Mulliner com diferentes cores para o selim, pinças de freio dianteiro, fibra de carbono peças e aros. Eles também poderão escolher a mesma cor do seu carro para as peças da carroceria ou uma da paleta exclusiva selecionada pelos designers da empresa Crewe.
A Diavel for Bentley, como todas as Ducatis colecionáveis, é entregue com certificado de autenticidade, banco do passageiro e capa para motocicleta. O nome do modelo e o número de produção da unidade estão gravados em uma placa inserida na tampa de fibra de carbono do cabeçote vertical, no lado direito da motocicleta.
Tanto o painel de instrumentos, equipado de série com navegador passo a passo, como a matriz LED do conjunto de luzes traseiras oferecem uma animação especial ao ligar a chave que torna o Diavel for Bentley ainda mais inconfundível. Por fim, cada Diavel for Bentley será entregue em uma exclusiva caixa de madeira personalizada.
A colaboração entre os dois fabricantes também levou à criação de uma Coleção Cápsula, reservada à Diavel para proprietários de Bentley, que permite aos clientes completar o seu look com um capacete jet e uma jaqueta técnica (disponível nas versões masculina e feminina) numa edição limitada, caracterizada por um esquema de cores que reflete o da moto.
A Diavel for Bentley adota o motor V4 Granturismo de 1.158 cc, elemento central do seu design e ao mesmo tempo uma escolha técnica altamente refinada. Potente (168 cv), rico em binário mas também extremamente leve e compacto, é ao mesmo tempo, fluido, regular e utilizável desde as rotações mais baixas. A ordem de combustão Twin Pulse, juntamente com o sistema de escape dedicado, caracterizam inequivocamente o timbre do escape.