A Ferrari fez um anúncio nesta semana que agitou o mundo automobilístico: a marca de supercarros agora está aberta a pagamentos em criptomoedas nos Estados Unidos.
Além disso, planos ambiciosos de expansão para a Europa estão em andamento, conforme revelou o diretor comercial e de marketing da empresa.
Tesla recuou de adotar criptomoedas
A Ferrari toma uma posição desafiadora em relação a muitas empresas de grande porte que resistem às criptomoedas devido à volatilidade, incertezas regulatórias e outros fatores.
Montadoras como a Tesla, por exemplo, recuaram em relação à adoção da moeda digital em 2021, principalmente devido a preocupações ambientais levantadas por Elon Musk.
Respondendo às demandas do mercado
Enrico Galliera, diretor comercial e de marketing da Ferrari, explicou que a decisão de adotar criptomoedas é uma resposta direta às demandas do mercado e, em particular, de seus clientes abastados. Muitos destes investidores optaram por abraçar as criptomoedas, tornando-as uma escolha natural para transações de alto valor.
Galliera destacou o compromisso contínuo da Ferrari com a sustentabilidade, apontando para os esforços das criptomoedas para reduzir suas emissões. A empresa mantém sua meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2030 em toda a cadeia de valor.
Parceria com BitPay
A Ferrari escolheu o BitPay, um dos maiores processadores de pagamento de moedas digitais dos Estados Unidos para simplificar as transações. A fabricante agora aceita bitcoin e outros tokens, com planos de expandir essa opção para a Europa no primeiro trimestre do próximo ano, seguido por outras regiões onde as criptomoedas são legalmente aceitas.
Galliera tranquiliza os clientes, afirmando que os preços e taxas permanecerão inalterados ao pagar com criptomoedas. O BitPay realizará a conversão instantânea dos pagamentos em moeda tradicional, protegendo os concessionários das flutuações de preços.
Além disso, a plataforma garantirá a legitimidade das criptomoedas, eliminando preocupações relacionadas a atividades criminosas ou evasão fiscal.