Lembra do Smart Fortwo? Aquele carrinho minúsculo de dois lugares que virou febre nas grandes cidades brasileiras na década passada? Pois ele está voltando.

A Smart, marca que hoje é uma joint-venture entre a Mercedes-Benz e a Geely, confirmou o desenvolvimento do novo Smart #2, um veículo 100% elétrico que marca o retorno da marca ao segmento de ultracompactos que a consagrou.

O legado do Smart no Brasil

O Smart Fortwo original teve uma trajetória curiosa no mercado brasileiro. Ele foi oficialmente vendido por aqui entre 2010 e 2015, tornando-se um símbolo de urbanidade e praticidade em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Seu design único, seu tamanho diminuto, perfeito para estacionar naquela vaga impossível, e sua personalidade forte cativaram um público específico, disposto a pagar por um carro premium e diferente.

Apesar do sucesso inicial, o alto custo de aquisição e a chegada de concorrentes mais convencionais fizeram suas vendas minguarem, levando à sua saída do mercado brasileiro em 2015.

O que esperar do novo Smart #2?

O novo Smart #2 não é apenas uma reedição do clássico, mas uma releitura moderna, agora com tecnologia elétrica avançada. A marca promete manter o design de origem, porém em uma plataforma totalmente nova, com maior eficiência e inovação.

A marca promete manter a tradição do design alemão, mas agora em uma plataforma totalmente nova.

Segundo Tong Xiangbei, CEO global da Smart, "Desenvolver um veículo ultracompacto com arquitetura totalmente elétrica é desafiador, mas estamos prontos para esse salto". 

Sem data para chegar ao Brasil

O plano de lançamento do Smart #2 é claro e, para nós, brasileiros, um pouco frustrante. A estreia mundial está prevista para o final de 2026, com os primeiros mercados sendo a China e a Europa.

Infelizmente, em seu comunicado oficial, a Smart não fez nenhuma menção sobre uma possível comercialização do #2 nas Américas.